Migrações: Comunidade africana em Lisboa peregrinou a Fátima

Fátima, Santarém, 08 ago 2011 (Ecclesia) – A Capelania da Comunidade Africana do patriarcado de Lisboa promoveu no último sábado a sua peregrinação anual ao Santuário de Fátima, contando com cerca de 5 mil participantes.

Na homilia da missa a que presidiu, o  o padre Dex-Steve Goyeko, responsável pela Capelania, afirmou que “a verdadeira peregrinação consiste em sair de si próprio para ir à procura, tomar consciência da sua pequenez”.

Os países representados foram, na sua maioria, os de língua portuguesa: Cabo Verde, Guiné-Bissau, Angola, São Tomé e Príncipe, Moçambique.

Estiveram também representados, ainda que em minoria, os africanos de língua francesa e inglesa: Congo-Brazzaville, República Democrática do Congo, República Centro Africana, Camarões e Senegal.

 ‘Maria nossa Mãe, ensina-me a dizer sim à vida’ foi o lema que congregou todo este grupo em Fátima.

O padre Dex-Steve Goyeko, da Congregação do Espírito Santo (espiritanos), foi chamado a outra missão e após cinco anos na Capelania Africana, segue para o Porto.

“Aprendi muito convosco, a continuar a missão como povo de Deus”, disse, lembrando que “dizer sim à vida é dizer sim ao amor, ao irmão”.

FM/SISF/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top