Altares do Porto e Lisboa devem ser aprovados nesta visita
O responsável das celebrações litúrgicas do Vaticano, Mons. Guido Marini, está esta Segunda-Feira no Porto para analisar os pormenores da organização da Missa que o Papa vai celebrar na Avenida dos Aliados, no dia 14 de Maio, às 10h15, no termo dos três dias de visita de Bento XVI a Portugal. O anúncio foi feito pela página oficial da visita, www.bentoxviportugal.pt
Mons. Guido Marini, mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias, será acompanhado pelo Pe. Carlos Cabecinhas, responsável pela Liturgia na Comissão Central Organizadora da visita de Bento XVI. Terá encontros com os responsáveis da Comissão do Porto e com as autoridades locais. Nestes encontros deve ser aprovado o projecto do altar para a Missa na Avenida dos Aliados.
Na Terça-Feira, com o mesmo objectivo, o responsável do Vaticano vai estar em Fátima, onde vai ter lugar a maioria das celebrações litúrgicas desta visita papal: a deslocação à Capelinha das Aparições (dia 12 de Maio, às 17h30), as vésperas com padres, religiosos, seminaristas e diáconos na igreja da Santíssima Trindade (18h00) e a recitação do Rosário e a Procissão das Velas, a que se segue a Eucaristia, presidida pelo Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de Estado do Vaticano (21h30). Na manhã do dia seguinte, Quarta-Feira, 13 de Maio, realiza-se a Missa da Peregrinação Internacional Aniversária, às 10h00.
Mons. Guido Marini termina a visita a Portugal na Quarta-feira com uma deslocação a Lisboa, durante a qual deverá também dar a aprovação final ao projecto do altar a colocar no Terreiro do Paço para a Missa do dia 11, pelas 18h15, única celebração litúrgica do Papa em Lisboa.