Mensagem do Bispo de Coimbra para a Quaresma de 2022

“Com humildade, levanta-te e regressa a casa.”

Chegamos à Quaresma de 2022 com renovada esperança e desejosos de fazer um caminho feliz de encontro com Deus e com irmãos, bem integrados nas comunidades cristãs. Passados os tempos mais difíceis no âmbito pessoal, familiar, laboral, comunitário, social e eclesial, queremos decididamente ir mais longe, como Deus nos pede e a Igreja nos propõe.

Esta Quaresma deve marcar o novo ritmo das nossas vidas e da nossa Igreja, que não pode simplesmente ser um voltar ao passado, mas um novo fôlego, cheio de ousadia e de fé. O lema que vos proponho está repleto deste desejo e pretende ser uma forte ajuda: “Com humildade, levanta-te e regressa a casa”.

“Com humildade”, porque a atitude do cristão está marcada pelo sentido da nossa debilidade de pessoas e de Igreja. Quando contemplamos a santidade e o amor de Deus, havemos de sentir-nos pequenos, pecadores e necessitados de percorrer a via da conversão.

Cultivar a humildade faz parte integrante da Quaresma e, quando acompanhada pelo sentido da misericórdia de Deus, leva-nos sempre à renovação espiritual, ao crescimento na vida cristã e ao testemunho fiel da fé junto dos irmãos.

“Levanta-te”, porque confias em Jesus que animou tantas pessoas prostradas sob o peso da doença, do pecado e da dureza da vida. Ao dirigir-se a elas com o poder de Deus, ao tocar-lhes com gestos de amor humano e divino, comunicou-lhes o alento indispensável para se erguerem e se porem de novo a caminho.

A força do imperativo “levanta-te”, está bem presente no nosso Plano Pastoral Diocesano, quando se dirige a toda a comunidade cristã e pretende levá-la por meio de ações concretas de caráter pastoral, catequético, evangelizador e litúrgico a desinstalar-se, a crescer, a fortalecer-se e a acolher o dom que recebeu. Esta palavra dirige-se de um modo especial aos jovens, a quem Jesus convida a serem ativos na edificação da Igreja e de um mundo mais justo e feliz.

Nesta fase das nossas vidas em que ainda estamos profundamente afetados pelas contingências criadas pela pandemia, sentimos a oportunidade do convite “regressa a casa”.

Recordamos o regresso a casa dos pecadores arrependidos e dispostos a mudar de vida, o regresso do filho pródigo da parábola do pai misericordioso, o regresso desejado pelos refugiados e perseguidos. Juntamos a todos esses a multidão de homens e mulheres que anseiam pelo encontro com Deus ou que têm saudade dos tempos em que sentiam o aconchego de Deus e da Igreja no meio das suas tribulações.

Queremos fazer desta Quaresma uma nova oportunidade de graça para voltarmos à Casa do Pai, ao seio da comunidade cristã, que escuta a Palavra, celebra a Eucaristia, reza e partilha os seus bens com os pobres. Somos convidados a retomar o caminho da fé, difícil, mas seguro e portador da esperança que vence todos os desânimos.

São muitas as propostas para a Quaresma, nascidas da nossa Diocese e das Unidades Pastorais, destinadas a favorecer o nosso caminho de fé, a nossa inserção na comunidade cristã e a nossa presença viva e atuante na sociedade por meio da prática da caridade.

Nesta Quaresma, dá um novo passo: “Com coragem, levanta-te e regressa a casa”.

Desejo a todos uma santa Quaresma. Peço a Deus que vos abençoe e à Virgem Maria que vos guarde.

Coimbra, Festa de São Teotónio, 18 de fevereiro de 2022
Virgílio do Nascimento Antunes
Bispo de Coimbra

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top