Mensagem de Natal do Bispo de Setúbal

Menino Jesus,

Quando nasceste não havia lugar para Ti em Belém.

Nesta velha Europa também não: uns acham que és coisa de crianças, outros entendem que és ofensa à liberdade e, envergonhados, trocam-Te por um tal pai natal e outros dão prendas e muitas prendas, tantas delas (quase) sem sentido e algumas com o preço bem visível!

Mas, apesar de tudo isso, vem. Peço-Te que venhas, porque há por aqui gente com o coração dos pastores de Belém que anda à Tua procura e precisa de Te encontrar.

Faço-Te mais um pedido. Dá-me um coração de pastor de Belém e dá também esse coração a todos os cristãos de Setúbal e, se não sou atrevido, dá-o a toda a gente desta Península.

Faço este pedido porque com o coração dos pastores de Belém, que deixaram tudo para ir ter Contigo, descobrir-Te-emos como o Ressuscitado – o que vive – e de Ti receberemos:

um coração capaz de reparar que à nossa volta (bairro ou país)  há gente na solidão, gente com pensão de miséria, gente em casas degradadas, gente a sofrer o desemprego, imigrantes mal acolhidos, gente excluída: gente de carne e osso como nós, gente que poderíamos ser nós mesmos;

um coração capaz de se compadecer e aproximar do pobre para fazer o que pode (deve), sem o humilhar, mas libertando-o como Tu fazias admiravelmente;

um coração capaz de dar as mãos aos outros para melhor cuidar do bem comum;

um coração capaz de compreender que não nos realizaremos deixando os outros de lado;

um coração capaz de nos fazer abrir caminhos ousados de esperança.

 

Menino Jesus, ajuda-nos a pedir-Te um coração rico do Teu amor. Ajuda-nos a contribuir para colocar no coração dos outros ao menos um pouco do Teu amor. Ajuda-nos a não iludir as crianças com presentes incapazes de matar a sua sede de serem amadas. É que sem um coração capaz de Te amar e de amar o próximo, na sua verdade profunda – que é a de serem filhos amados de Teu Pai – todas as leis, mesmo as melhores, serão sempre insuficientes.

Menino Jesus,vem depressa dar-nos o presente do Teu Coração.

Feliz e Santo Natal de 2009.

+Gilberto, Bispo de Setúbal

Partilhar:
Scroll to Top