Mensagem de Natal do Bispo das Forças Armadas e de Segurança

O clima mundano, tão presente nesta época singular, é um desvio do Acontecimento fundamental, ao qual correspondem, felizmente, o júbilo simples dos crentes e de tantos promotores da grandeza humana.

Formulo votos da aceitação da verdade desse sentido nas celebrações natalícias em família, em agregados sociais, nas nossas unidades militares e policiais. O repetitivo padece deste reverso: deixamos de pensar por nós, permitindo que hábitos nos fossem impostos, sem atendermos à autenticidade de um Deus nascido no nosso meio, Salvador e Príncipe da Paz. “Cantar-Lhe” os Parabéns, dialogar com a Sua Palavra, abrirmo-nos à novidade da Sua cultura de verdade e de bem traduzem a sensibilidade cristã e a de inúmeros cidadãos do mundo, a padrões originais da existência.

A família testemunhará a dignidade de um amor mútuo nas responsabilidades assumidas; o mundo do trabalho saberá exigir sempre o cumprimento da justiça, praticando a realidade do emprego, da formação profissional, da devida retribuição, do prosseguimento por mérito, da conveniência fraterna, e, nos demais sectores, de que somos todos protagonistas, a igualdade de oportunidades, os critérios educativos, a humanidade de procedimento, a tolerância convivente, a defesa dos direitos e deveres, o respeito pelo ambiente constituem expressões de uma sociedade democrática, a qual se manifesta por actos e nunca pela infidelidade a seus ditames.

A competência da verdade quebra os horizontes fechados, onde nem sequer o ar se respira, ao mesmo tempo que aí despertam as tentações da incapacidade, julgadas como avanço; da mentira, confundida com o rigor; dos jogos subterrâneos, como dupla personalidade de um corpo enfermiço.

O Natal é uma chamada optimista a razões de viver. É apelo em favor de quem foi excluído do sentido da dignidade e do lugar que lhe pertencia. Também é descoberta de formas diversas e exemplares da vivência deste período.

Aquele que passa por nós, pelo Seu Nascimento, não nos deixará sós. Deixa o Tudo da sua vida e leva, pelo menos, um pouco de nós (S. Exupéry)

Votos felizes para todas as pessoas que servem as Forças Armadas e as Forças de Segurança.

 

Januário Torgal Mendes Ferreira, Bispo das Forças Armadas e de Segurança

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top