Menos militares na peregrinação internacional a Lourdes

Lourdes, França, 24 mai 2011 (Ecclesia) – Cerca de duas centenas de peregrinos portugueses deslocaram-se ao Santuário de Lourdes (França) para participar na Peregrinação Militar Internacional, que decorreu no último fim de semana.

Em declarações à Agência ECCLESIA, D. Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas e de Segurança, sublinhou que face aos ataques “perpetrados às comunidades cristãs”, a organização escolheu o tema do «Pai Nosso».

A caminho de Portugal, o prelado português referiu que, este ano, “devido à crise que sacode o mundo”, foi “notória uma diminuição de participantes” naquele santuário mariano.

Apesar das contingências viveu-se um “ambiente de festa e comunhão” que congregou militares e de várias dezenas de países, particularmente da Europa – frisou.

Tudo começou em 1958, quando dois padres (um francês e outro alemão) se juntaram, em Lourdes, para tentar a reconciliação entre os dois povos.

Para além dos momentos celebrativos, este ano, o bispo francês das Forças Armadas convidou os generais que chefiavam as delegações e os respetivos bispos onde expôs as suas preocupações quanto ao “agravar do diálogo inter-religioso, no tocante às comunidades cristãs” – afirmou D. Januário Torgal Ferreira.

Lourdes é uma cidade situada na base dos Pirenéus e aparece como um traço de união entre a Planície e a montanha. A 11 de fevereiro de 1858, Nossa Senhora aparece pela primeira vez à jovem Bernadette, na gruta de Massabielle, junto às margens do Rio Gave.

LFS

Partilhar:
Scroll to Top