Cidade do Vaticano, 22 jul 2014 (Ecclesia) – O secretário do Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, pediu “um renovado compromisso na construção de uma convivência mais justa e fraterna" numa mensagem do Papa ao encontro internacional Fly for Peace, realizado na Sicília (Itália).
O Papa Francisco desejou que esta iniciativa contribua para "favorecer a tomada de consciência dos valores universais da paz e da solidariedade" e convida ao “diálogo” como forma de encontro privilegiado “para manter-se distante da globalização da indiferença, que faz lentamente acostumar-se com o sofrimento do outro".
Esta iniciativa, realizada de 18 a 20 deste mês, pretendeu alertar, internacionalmente, para “a urgência da paz, da cooperação e do diálogo entre culturas e religiões nas diferentes realidades do mar Mediterrâneo”, revela a Rádio Vaticana.
Segundo a organização Fly for Peace foi também um voo humanitário que “transportou ajuda” para os campos de refugiados sírios no Líbano, em “colaboração extraordinária” com a Força Aérea e o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.
Do programa constam seminários e workshops com “personalidades de renome do mundo religioso, científico, cultural e político”, explica a organização.
Este encontro internacional pela paz vai realizar-se “a cada dois anos com questões dinâmicas e em constante mudança”, acrescentam em flyforpeace2014.it.
A primeira edição do evento internacional Fly for Peace realizou-se em Trapani, na Sicília, no sul da Itália.
RV/CB/LFS