Mediterrâneo: «O mundo hoje precisa mais de sinais do que de palavras», disse o Papa a jovens velejadores pela paz

«Vocês são verdadeiramente um sinal de esperança para o Mediterrâneo e para o mundo» – Leão XIV

Ostia, Itália, 18 out 2025 (Ecclesia) – O Papa visitou os jovens de várias partes do mundo e de todas as religiões, “sinal de esperança para o Mediterrâneo e para o mundo”, no Barco ‘MED25 Bel Espoir’, esta sexta-feira, no Porto de Ostia, próximo de Roma.

“Podemos nos unir mesmo sendo de países diferentes, tendo línguas diferentes, culturas diferentes, religiões diferentes, pois todos somos seres humano”, disse Leão XIV, na intervenção em italiano, citado pelo portal de notícias do Vaticano.

Aos jovens presentes no Barco Escola da Paz – MED25 Bel Espoir, que está atracado no Porto de Ostia, nas proximidades de Roma, o Papa destacou que eram “verdadeiramente um sinal de esperança para o Mediterrâneo e para o mundo”.

“O mundo de hoje precisa mais de sinais do que de palavras. Expressões de testemunho que transmitam esperança. E do próprio nome deste barco, bem como da presença de todos vocês aqui hoje.”

Os cerca de 25 jovens, que se encontraram com o Papa, esta sexta-feira, dia 17 de outubro, são provenientes de todas as regiões do mundo e de todas as religiões e levaram uma mensagem de paz a 30 portos do Mar Mediterrâneo.

“Vocês precisam aprender a conviver, a respeitar uns aos outros e a superar as dificuldades. E isso também é uma ótima experiência para todos vocês, mas é algo que vocês podem ensinar a todos nós”, assinalou Leão XIV.

O Papa desejou que a geração destes jovens “e muitos outros jovens” como eles “continuem promovendo este tipo de iniciativa que irá verdadeiramente promover a paz em todo o mundo”.

O navio Med25 Bel Espoir navega há meses pelos portos do Mediterrâneo, com 25 jovens de diferentes nacionalidades e religiões a bordo; a viagem que está a terminar, após oito meses, visitou 30 portos e transportou 200 jovens.

Mensalmente, o Barco Escola da Paz – MED25 Bel Espoir, congregava um grupo único de jovens representando diferentes religiões, culturas e nacionalidades e oferecia a eles a possibilidade de se conectar, discutir vários temas e até mesmo participar de trabalhos em grupo

“Obrigado, obrigado, obrigado”, concluiu Leão XIV, esta sexta-feira, no encontro onde esteve também o arcebispo de Marseille, cardeal Jean-Marc Aveline, cidade natal da iniciativa, informa o portal ‘Vatican News’.

O Papa partilhou também que Ostia “é verdadeiramente um porto importante na história do mundo, na história da Igreja, na história de Santo Agostinho e Santa Mónica”, como é evidenciado por estátuas, igrejas e clínicas com os seus nomes.

“Sendo agostiniano, já vim a esta região muitas vezes, porque Ostia sempre foi um porto muito importante, e é especialmente importante hoje por causa de vocês. Obrigado por estarem aqui. Saudações a todos nesta linda tarde”, explicou Leão XIV.

O périplo do navio Med25 Bel Espoir pelo Mar Mediterrâneo começou em Marselha, impulsionado pela visita do Papa Francisco, em setembro de 2023, que lamentou a transformação de “‘mare nostrum’ em ‘mare mortuum’”, devido ao “grito sufocado dos irmãos e irmãs migrantes”, na sessão conclusiva dos Encontros do Mediterrâneo (Rencontres Méditerranéennes), promovidos pela Arquidiocese de Marselha.

CB

Vaticano: 200 jovens velejam no Mediterrâneo para levar mensagem de Paz do Papa

Mediterrâneo: «Quem arrisca a vida no mar não invade, procura acolhimento» – Francisco

Partilhar:
Scroll to Top