Médio Oriente: Santa Sé procura acordo bilateral com a Organização para a Libertação da Palestina

Situação das comunidades católicas na região motiva ainda negociações com Israel

Cidade do Vaticano, 30 jan 2012 (Ecclesia) – A Santa Sé anunciou hoje, em comunicado, ter retomado as negociações com a Organização para a Libertação da Palestina, tendo em vista a assinatura de um acordo bilateral.

O encontro teve lugar em Ramallah, sede do presidente palestino, este sábado e, segundo o Vaticano, decorreu “numa atmosfera positiva”.

A delegação palestina entregou a sua resposta ao esboço de acordo apresentado pela Santa Sé, destinado a “fortalecer as relações especiais entre as duas partes”.

O documento vai ser agora analisado por “equipas técnicas”, preparando uma sessão conjunta, na Cidade do Vaticano, anunciada para um “futuro próximo”.

A delegação da Santa Sé foi presidida por monsenhor Ettore Balestrero, subsecretário do Vaticano para as relações com os Estados.

O mesmo responsável esteve num encontro com responsáveis do Estado de Israel, esta quinta-feira, para debater “questões fiscais e económicas”.

Segundo comunicado da sala de imprensa da Santa Sé, os trabalhos decorreram numa “atmosfera construtiva” que permitiu “progressos substanciais em assuntos de relevo”.

As duas partes marcaram novo encontro, no Vaticano, a 11 de junho.

OC

Partilhar:
Scroll to Top