Propostas incluem cessar-fogo imediato, libertação dos reféns israelitas e reinício das negociações para a criação de dois Estados
Cidade do Vaticano, 17 out 2024 (Ecclesia) – O Papa Francisco recebeu hoje Ehud Olmert, antigo primeiro-ministro de Israel, e Nasser Al Kidwa, antigo ministro dos Negócios Estrangeiros palestino, que apresentaram uma proposta de paz para o conflito em Gaza.
“Apresentamos ao Santo Padre a nossa proposta de paz para Gaza, que prevê um cessar-fogo imediato, a libertação dos reféns israelitas ainda detidos pelo Hamas e a libertação simultânea de um número acordado de detidos palestinos nas prisões israelitas, bem como o reinício das negociações para a criação de dois Estados separados e em paz”, explica o Al-Kidva, em entrevista ao jornal do Vaticano, ‘L’Osservatore Romano’.
O responsável é sobrinho do líder histórico da OLP, Yasser Arafat.
O encontro com o pontífice foi realizado a pedido da delegação israelo-palestiniana, durou mais de meia hora e contou também com a presença de ativistas pela paz, nos dois territórios.
“Foi um encontro importante e emotivo. O Santo Padre mostrou um interesse extraordinário pelos esforços de paz no Médio Oriente”, referiu Ehud Olmert, citado pelo portal de notícias do Vaticano.
Segundo o antigo primeiro-ministro de Israel, o Papa dedicou “uma atenção extraordinária” aos participantes, explicando que “segue diariamente cada evolução do conflito”, particularmente junto da comunidade católica em Gaza.
OC