Médio Oriente: Patriarcado de Jerusalém saúda cessar-fogo em Gaza

Cardeal Pizzaballa espera que retirada das forças israelitas e a libertação dos reféns «possa marcar o início do fim desta terrível guerra»

Foto: Lusa/EPA

Jerusalém, 09 out 2025 (Ecclesia) – O Patriarcado Latino de Jerusalém saudou hoje, em nota oficial, o anúncio de um acordo em Gaza, que prevê a retirada das forças israelitas e a libertação dos reféns sequestrados pelo Hamas há dois anos.

“O Patriarcado espera ardentemente que este acordo seja implementado de forma plena e fiel, para que possa marcar o início do fim desta terrível guerra. Salienta também a urgência absoluta de ajuda humanitária imediata e a entrada incondicional de ajuda suficiente para a população sofredora de Gaza”, refere o documento, divulgado online.

Israel e Hamas acordaram na quarta-feira à noite a fase inicial do cessar-fogo na Faixa de Gaza, após negociações em Sharm al-Sheikh mediadas pelo Egipto, Qatar, Estados Unidos e Turquia.

O cardeal Pierbattista Pizzaballa, patriarca latino de Jerusalém, fala de uma “boa notícia” que representa uma “primeiro passo para a paz”.

“Agora finalmente vemos algo novo e diferente. É claro que também haverá uma nova atmosfera para a continuação das negociações, também para toda a vida dentro de Gaza, que permanecerá terrível por muito tempo”, indica o responsável católico.

A mensagem conclui-se com um convite à participação na jornada de oração pela paz, convocada pelo Papa para este sábado.

Foto: Lusa/EPA

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, descreveu o acordo como “um avanço desesperadamente necessário” e apelou para a sua plena implementação, sublinhando que “é uma oportunidade para reconhecer o direito à autodeterminação do povo palestiniano e avançar para uma solução de dois Estados”.

Em Portugal, o presidente da República saudou e a primeira fase do acordo entre Israel e o Hamas “sobre o regresso de todos os reféns detidos pelo Hamas desde 7 de outubro, incluindo vários de nacionalidade portuguesa”.

Marcelo Rebelo de Sousa congratula-se com “o estabelecimento de um cessar-fogo em Gaza” que permitirá “o fim da destruição e das mortes de civis e a distribuição urgente de ajuda humanitária”.

Nesta nota publicada no site da Presidência da República Portuguesa, o chefe de Estado refere que se está perante um “primeiro passo das negociações em curso, na sequência da iniciativa do presidente Trump, e do acolhimento de todas as partes envolvidas, designadamente Estados Unidos da América, Israel, Autoridade Palestiniana, Egito, Qatar e Turquia”.

Marcelo Rebelo de Sousa reitera a posição de que este processo “deverá poder conduzir a uma paz justa e duradoura assente na solução de dois Estados, Israel e Palestina, ambos reconhecidos por Portugal”.

OC

Partilhar:
Scroll to Top