Médio Oriente: Papa lembra dificuldades das comunidades cristãs

Bento XVI pede diálogo para se chegar à paz na região

Cidade do Vaticano, 25 jan 2013 (Ecclesia) – Bento XVI recordou hoje no Vaticano as “dolorosas provações” e dificuldades das comunidades cristãs no Médio Oriente, mostrando-se “profundamente preocupado” com esta situação, para a qual pediu uma solução através do diálogo.

“Rezo para que esta terra, tão importante no plano de salvação de Deus, seja guiada, através do diálogo construtivo e da cooperação, rumo a um futuro de justiça e paz duradoura”, disse o Papa, perante os membros da Comissão Conjunta Internacional para o Diálogo Teológico entre a Igreja Católica e as Igrejas Ortodoxas Orientais.

Para Bento XVI, é fundamental que todos os cristãos “trabalhem juntos, com confiança e aceitando-se reciprocamente, para servir a causa da paz e da justiça”.

A audiência assinalou o 10.º aniversário dos encontros desta comissão internacional, que tem vindo a analisar, desde uma perspetiva histórica, “as várias formas em que as Igrejas manifestaram a sua comunhão nos primeiros séculos”.

A cisão entre o Ocidente e o Oriente (Igrejas ortodoxas) deu-se no século XI.

“Manifesto a minha esperança de que as relações entre a Igreja Católica e as Igrejas Ortodoxas Orientais continuem a desenvolver-se num espírito fraterno de cooperação, em particular através do crescimento do diálogo teológico”, afirmou o Papa.

Bento XVI evocou o exemplo de “incontáveis mártires e santos” que deram testemunho de Cristo ao longo dos séculos, pedindo que estes encorajem os cristãos para que enfrentem “os desafios do presente com confiança e esperança”.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top