Forma como Ignatius Zakka Iwas trabalhou pela paz na região e pela união dos cristãos deve perdurar como «um estímulo para todos», diz Francisco
Cidade do Vaticano, 24 mar 2014 (Ecclesia) – O Papa dirigiu hoje uma mensagem de pesar às comunidades sírias-ortodoxas de Antioquia e de todo o Oriente, pela morte do patriarca Ignatius Zakka Iwas.
Na carta, publicada pelo serviço informativo da Santa Sé, Francisco destaca o caráter “extraordinário” de um líder espiritual que, com “coragem e sabedoria”, soube “guiar o seu povo no meio de grandes dificuldades”.
Eleito em 1980, o patriarca Ignatius Zakka Iwas foi “testemunha empenhada dos violentos conflitos que espalharam a morte e um incontável sofrimento no Médio Oriente, especialmente no Iraque e mais recentemente na Síria”, refere o texto.
O Papa argentino presta ainda homenagem a “um homem de diálogo e de paz” que dedicou ainda a sua vida ao “reforço das relações entre os cristãos” e particularmente ao “fortalecimento da comunhão entre os cristãos sírio-ortodoxos e os católicos”.
“Que a memória do seu longo e devoto serviço à Igreja perdure como um desafio e um estímulo para todos nós”, conclui Francisco.
Natural de Mossul, no Iraque, o patriarca Ignatius Zakka Iwas morreu na última sexta-feira, aos 81 anos, numa unidade hospitalar da Alemanha.
JCP