Francisco recebeu patriarca ortodoxo da Síria e recordou bispos raptados
Cidade do Vaticano, 19 jun 2015 (Ecclesia) – O Papa lamentou hoje a indiferença da comunidade internacional perante as perseguições contra cristãos no Médio Oriente, durante uma audiência com Efrém II, patriarca siro-ortodoxo de Antioquia.
“Quanta dor, quantas vítimas inocentes! Perante tudo isto, parece que os poderosos deste mundo são incapazes de encontrar soluções”, disse Francisco.
O encontro começou com uma audiência privada, antes dos discursos, seguido de um momento de oração em comum na capela ‘Redemptoris Mater’.
“A sua, santidade, é uma Igreja de mártires desde o começo e é-o ainda hoje, no Médio Oriente, onde continua a sofrer, juntamente com as outras comunidades cristãs e outras minorias, os terríveis sofrimentos provocados pela guerra, a violência e as perseguições”, declarou o Papa.
Francisco convidou Efrém II a uma oração conjunta pelas vítimas desta “violência brutal” e de todas as situações de guerra no mundo.
O encontro evocou o rapto de dois bispos ortodoxos, Gregorios Ibrahim e Paul Yazigi, desaparecidos há mais de dois anos, bem como “alguns sacerdotes e muitas pessoas privadas da liberdade” na Síria.
O Papa afirmou que o diálogo entre as Igrejas cristãs se constrói sobre este “testemunho dos mártires”, que recordam um “reino de paz e de justiça” que todos são chamados a construir.
“Neste momento de dura prova e de dor, reforcemos ainda mais os laços de amizade e de fraternidade entre a Igreja Católica e a Igreja siro-ortodoxa”, apelou.
OC