Médio Oriente: Comunidade internacional deve parar «violência, ódio, guerra», alerta Santa Sé

Cidade do Vaticano, 05 jan 2015 (Ecclesia) – O prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais assinalou que a história do Médio Oriente seria diferente sem a presença dos cristãos” e considera que a comunidade internacional deve parar a violência e a guerra.

“[A comunidade internacional], na verdade, pode colocar fim à violência, ao ódio, à guerra, e fazer com que a liberdade religiosa e os direitos de viver e existir sejam garantidos a todos, indistintamente”, explicou o cardeal Leonardo Sandri destacando a realidade na Síria e no Iraque.

O prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais revelou que a Igreja Católica para além de acompanhar esta realidade com “oração constante e permanente em Cristo” dá “apoio concreto” aos bispos, aos sacerdotes, às comunidades religiosas e aos leigos.

Entre os elementos que “testemunham” as atividades da Santa Sé, o cardeal destacou também a diplomacia e os contactos com Governos da comunidade internacional e das Nações Unidas, em Nova Iorque e Genebra, “para sacudir o mundo da indiferença em relação a este drama”.

“Já foram colhidos muitos frutos”, considera D. Leonardo Sandri que destaca a “sensibilização” da opinião pública e, em particular, de alguns Governos que “utilizam toda a influência internacional para ajudar estes cristãos” que fogem da guerra recebendo-os “na Europa, nos Estados Unidos e no Canadá”.

RV/CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top