Médio Oriente: Bispos da Europa e EUA visitam Jerusalém e territórios palestinos

Iniciativa anual de solidariedade decorre entre 9 e 13 de Janeiro

Lisboa, 07 Jan (Ecclesia) – Cerca de 30 bispos da Europa e dos Estados Unidos da América vão visitar Jerusalém e os territórios palestinos, de 9 a 13 de Janeiro, para levar à sua solidariedade aos cristãos desta região.

A iniciativa anual é da responsabilidade da coordenação das Conferências Episcopais para apoio à Igreja na Terra Santa (conhecida pela sigla inglesa HLC) e a assembleia de bispos católicos na mesma região, com o apoio do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE).

Entre os temas em debate vão estar o diálogo ecuménico e inter-religioso, as relações Igreja-Estado em Israel e a liberdade religiosa nos territórios palestinos e israelitas.

A educação para o diálogo, as acções de caridade da Igreja e a relação da vida religiosa com as peregrinações à Terra Santa são outras matérias a serem abordadas.

Segundo comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o programa dos bispos inclui “numerosos momentos de oração e encontros com as comunidades locais”.

O CCEE vai ser representado pelo arcebispo de Tirana, D. Rrok Mirdita, presidente da Conferência Episcopal Albanesa.

A visita conclui-se no dia 13 de Janeiro, em Jerusalém, com uma celebração no Santo Sepulcro, presidida por D. Fouad Twal, Patriarca latino de Jerusalém.

A HLC nasceu em 1998, após a Conferência Episcopal dos EUA ter pedido às congéneres europeias para partilharem o compromisso de apoiar a Igreja na Terra Santa, e cumpre, desde essa altura, uma visita de solidariedade.

O Médio Oriente esteve em destaque numa assembleia especial do Sínodo dos Bispos que decorreu em Outubro de 2010, no Vaticano.

Na mensagem final, os participantes pediam “uma pátria independente e soberana” para o povo palestino e “paz e segurança dentro das fronteiras reconhecidas internacionalmente” para o estado de Israel.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top