55 missionários responderam ao desafio da Leonor Robalo, chefe com André Oliveira, que viveram em Serra d’El-Rei uma «experiência transformadora»
Serra d’El-Rei, 22 fev 2025 (Ecclesia) – A Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa (FMUL) participou pela primeira vez na Missão País com 55 alunos, por iniciativa de Leonor Robalo, chefe da missão com André Oliveira.
“O ano passado tive a experiência de fazer a Missão País com outra faculdade e foi uma experiência transformadora para mim. Eu gostei muito de fazer a missão, foi muito bom poder estar com a comunidade, conhecer o projeto da Missão País. Fiquei com uma grande vontade de poder fazê-lo e partilhá-lo com os colegas da minha faculdade”, disse Leonor Robalo à Agência ECCLESIA.
Os 55 alunos da FMDUL realizaram a Missão País em Serras d’El-Rei, no concelho de Peniche, que acolheu pela primeira vez estudantes universitários durante uma semana.
Para Leonor Robalo, a Missão País “é um projeto que faz muita diferença” e que é “bastante enriquecedor” para a comunidade académica e, com a ajuda de uma professora e o apoio da direção da faculdade, lançou o projeto em Medicina Dentária.
“Estou desde agosto a trabalhar neste projeto, com o apoio da equipa nacional, com o apoio do André, com o apoio da direção da faculdade e tem sido muito bom. Foi algo que surgiu e veio de uma vontade muito grande de levar Jesus e de levar esta paixão e esta vontade de missionar à faculdade”, indicou.
Foram meses em que acordava a pensar nisto, dormia a pensar nisto, todos os dias trabalhava para isto, todos os dias falava, todos os dias abria o e-mail para ver se tinha novidades, todos os dias pensava ‘como é que eu vou fazer isto’ e ‘como é que eu faço para isto correr bem’ e ficava nervosa e com medo de não ter a aderência dos alunos… E agora chegar aqui e ver que as coisas aconteceram e que correu tudo mesmo muito bem e que escolhemos uma comunidade que nos acolheu tão, tão bem, deixa-me completamente o coração cheio e estou completamente emocionada”.
André Oliveira, pela sétima vez a fazer a experiência da Missão País, é chefe da missão da FMDUL com Leonor Robalo, coordenando a presença de 55 missionários em Serra d’El-Rei.
“A única palavra que temos mesmo a dizer é ‘obrigado’! Saímos daqui muito, muito felizes. Acho que não é normal sermos recebidos da forma como fomos recebidos aqui… Não nos faltou nada: temos frio, trazem-nos mantas, ontem apareceram aqui com um aquecedor e acho que isto mostra muito também o trabalho que nós, os 55 jovens missionários, temos estado a fazer aqui, ao longo da semana”, afirmou.
Os missionários da FMDUL dividiram-se em comunidades e marcaram presença no lar, na escola com as crianças, visitaram um centro para acompanhamento de pessoas com deficiência em Peniche e viram a igreja local cheia por pessoas que, depois dos trabalhos, foram ter com os missionários para rezar.
A Missão País moldou-me muito e tem um papel importante na minha formação enquanto jovem adulto e, portanto, ter a oportunidade de passar por estas comunidades, conviver com estas pessoas diariamente, pelo menos a mim, ajudou-me muito”, referiu André Oliveira.
Para o chefe da Missão País da FMDUL, que termina este domingo, a semana acaba com um “misto de emoções”: “a saudade, a tristeza por saber que acabou, mas com uma força para este grupo continuar”, agora no quotidiano da faculdade e nas visitas à localidade que acolheu os missionários ao longo do ano.
No fim da missão, Leonor Robalo diz que está “absolutamente emocionada” e reafirma que participar na Missão País “é mesmo transformador” e “faz mesmo falta aos estudantes universitários”.
“Temos como grande objetivo, também para este pós-missão, de reabrir o Núcleo de Estudantes Católicos (NEC) da faculdade, que acho que vai criar um grupo muito bom na faculdade, e esta missão está a ser e vai dar muitos frutos àquela faculdade”, afirmou.
A edição de 2025 do projeto católico de universitários ‘Missão País’, com o lema “Não se perturbe o vosso coração”, vai levar até março cerca de quatro mil e 200 participantes, de 60 faculdades, a 73 localidades do país.
A Missão País é um projeto católico de universitários que tem como objetivo levar Jesus às Universidades e evangelizar Portugal através do testemunho da fé, do serviço e da caridade.
LFS/PR