Media: Vaticano fala em transformação «cultural»

Presidente do Conselho Pontifício das Comunicações Sociais apela ao «testemunho» dos cristãos nas redes sociais

Cidade do Vaticano, 24 Jan (Ecclesia) – O presidente do Conselho Pontifício das Comunicações Sociais (CPCS), arcebispo Claudio Maria Celli, afirmou hoje que a sociedade vive uma “vasta transformação cultural” provocada pelas mudanças no mundo da comunicação.

O prelado italiano apresentou, esta Segunda-feira, a mensagem de Bento XVI para o Dia Mundial das Comunicações Sociais 2011, intitulada «Verdade, anúncio e autenticidade de vida na era digital».

Segundo o presidente do CPCS, o Papa destaca “um facto cada vez mais evidente, hoje em dia: está em curso uma verdadeira e vasta transformação cultural, porque as novas tecnologias não só estão a mudar o modo de comunicar, mas a comunicação em si mesma”.

Falando aos jornalistas presentes na sala de imprensa da Santa Sé, D. Claudio Celli declarou que a mensagem papal sublinha a “positividade do que está a acontecer no campo das comunicações”.

“As novas possibilidades relacionais oferecidas pelas tecnologias modernas”, acrescentou, permitem “não só uma troca de informações, mas a própria partilha da visão do mundo, das esperanças e dos ideais”.

A mensagem do Papa destaca o papel das redes sociais – espaços virtuais, na Internet, que promovem a interacção com outras pessoas na Internet, tendo como base os perfis de cada utilizador (gostos, opiniões, fotos e informações pessoais, entre outros dados).

Citando Bento XVI, o presidente da CPCS afirmou que os cristãos podem oferecer, através do seu “testemunho”, um contributo “precioso” para que a Web “não se torne um instrumento que reduz as pessoas a categorias”, facilmente “manipuláveis”.

“As dinâmicas comunicativas no mundo digital suscitam novos modos de construir a própria identidade e é neste contexto que acontece o apelo do Santo Padre à coerência, à autenticidade”, apontou D. Claudio Celli.

Os comunicadores católicos são, nesse sentido, chamados a um “testemunho pessoal” na sua presença nas redes sociais e na Internet.

“A coerência de vida com o Evangelho é, em si mesma, uma forma de anúncio, uma comunicação explícita que torna credível o anúncio”, disse o arcebispo italiano.

O Dia Mundial das Comunicações Sociais foi a única celebração mundial decidida pelo Concílio Vaticano II (Decreto «Inter Mirifica», 1963) sendo celebrado na maioria dos países no Domingo que antecede a Solenidade de Pentecostes – este ano, a 5 de Junho.

A mensagem para este dia é publicada todos os anos a 24 de Janeiro, por se celebrar a memória litúrgica de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas.

OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR