Media: Universidade Católica assinalou Dia Mundial das Comunicações Sociais

Sessão promovida pela Faculdade de Ciências Humanas homenageou cónego António Rego nos 50 anos de sacerdócio

Lisboa, 28 mai 2014 (Ecclesia) – A Universidade Católica Portuguesa (UCP) assinalou o Dia Mundial das Comunicações Sociais e homenageou o cónego António Rego, que este ano celebra 50 anos de ordenação sacerdotal, valorizando o seu “pensamento” sobre os media.

“É uma pessoa que, além do que conhecemos do que faz nos media, tem um pensamento e uma capacidade de refletir sobre o que devem ser os meios de comunicação social, como se devem posicionar na sociedade”, afirmou hoje no Programa ECCLESIA Nelson Ribeiro, coordenador da Área Científica de Ciências da Comunicação da Faculdade de Ciências Humanas (FCH) da UCP.

Para o cónego António Rego, antigo diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais, recordar os 50 anos de ordenação sacerdotal por ocasião do Dia Mundial das Comunicações Sociais é uma coincidência “excelente” porque evoca o Concílio Vaticano II, a “sensibilidade pessoal”, o “olhar sobre o mundo” e todos os “empenhamentos pastorais que passaram pela comunicação”.

“O Secretariado sempre potenciou esse acontecimento como importante não apenas para o grande público, mas para os comunicadores, para os profissionais de comunicação, para que eles possam beber este estilo, esta força nas comunicações que fazem”, disse o cónego Rego.

O Dia Mundial das Comunicações Sociais é assinalado na UCP para ajudar os alunos a “refletir criticamente” e a enquadrar a prática profissional do jornalismo em “valores éticos” propostos pela Igreja Católica, adiante Nelson Ribeiro.

“Queremos formar pessoas que tenham uma capacidade de refletir criticamente sobre os mais diversos sistemas, que depois acabam por estar na atualidade, e pessoas que consigam enquadrar a sua prática profissional em valores éticos que estejam de acordo com o que é a proposta da Igreja”, afirma o professor da FCH.

“Isso para nós é um alicerce fundamental em termos de formação dos nossos alunos, tanto de licenciatura, como nos outros ciclos de mestrado e até de doutoramento”, sustenta Nelson Ribeiro.

A sessão, que decorreu na UCP, em Lisboa, no dia 19 de maio, contou também com a análise à Mensagem do Papa para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, pelo Cónego João Aguiar Campos, diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais, e uma evocação do itinerário biográfico do cónego António Rego, por Maria do Rosário Carneiro, Roberto Carneiro e Rogério Santos.

PR

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top