Media: «Tweets» do Papa chegam a 60 milhões de pessoas

Responsável do Vaticano satisfeito com impacto da presença nas redes sociais

Cidade do Vaticano, 18 set 2013 (Ecclesia) – As mensagens do Papa Francisco na rede social Twitter chegam a “pelo menos 60 milhões de pessoas”, afirmou o presidente do Conselho Pontifício das Comunicações Sociais (CPCS), do Vaticano.

Segundo o arcebispo Claudio Maria Celli, os mais de 9,3 milhões de seguidores do Papa e o impacto dos seus tweets representam um sucesso mediático que “poucos outros líderes a nível mundial podem atingir”.

“Isto é evangelização, é proximidade, é partilha, é isto que a Igreja quer ser”, observou o responsável, em entrevista ao jornal do Vaticano, ‘L’Osservatore Romano’.

O prelado italiano apresentava a assembleia plenária do CPCS, que vai decorrer entre quinta-feira e sábado, sobre a ligação entre ‘a Rede e a Igreja’, concluindo-se com uma audiência concedida pelo Papa Francisco.

D. Claudio Celli revela que “as mensagens de maior sucesso são aquelas que apresentam o anúncio evangélico”, uma conclusão tirada a partir de um estudo dos conteúdos, dos comentários e interações com os visitantes do portal news.va, “onde as páginas mais procuradas são aquelas que apresentam temas de espiritualidade”.

“A nossa vocação de anúncio e as perspetivas da nossa comunicação abrem-se ao mundo inteiro, com grande desejo de um diálogo respeitoso com todos, através uma mensagem válida e usando uma linguagem facilmente compreensível”, sublinhou.

O presidente do CPCS considera que a decisão de Bento XVI de usar o Twitter “foi profética”.

“A isto soma-se a capacidade do Papa Francisco de comunicar através de mensagens breves, que se tornam comprimidos de sabedoria, de luz, de verdade, comprimidos de espiritualidade”, precisou D. Claudio Celli.

A conta do Papa na rede social Twitter (@Pontifex) é a que tem o maior número de repetições (retweets) em todo o mundo, segundo um estudo do site ‘Twiplomacy’.

“Os ‘tweets’ do Papa são repetidos em média por 11 mil vezes, fazendo dele o mais influente líder mundial”, refere o site especializado, sublinhando o facto de a conta de Francisco não repetir, mencionar ou responder a outras pessoas, o que poderia torná-la menos interessante, do ponto de vista das redes sociais.

A conta inaugurada a 12 de dezembro de 2012 por Bento XVI, agora Papa emérito, esteve suspensa durante o período da Sé vacante e foi reaberta a 13 de março, com o anúncio da eleição de Francisco, em latim: ‘Habemus Papam Franciscum’.

O Twitter é a ferramenta de microblogging mais difundida no mundo das comunicações virtuais, com mais de 500 milhões de utilizadores.

A sua denominação deriva da palavra inglesa com a mesma grafia, que em português pode ser traduzida por “gorjear” ou “piar”, razão pela qual o logótipo daquela rede social representa um pássaro.

OC

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Agência ECCLESIA

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