Media: Site português dos Capuchinhos prepara visita de Bento XVI a Assis

Página disponobiliza propostas de celebração e documentos sobre os encontros inter-religiosos inspirados na tradição de São Francisco

Lisboa, 26 jul 2011 (Ecclesia) – Os Franciscanos Capuchinhos de Portugal apresentaram esta segunda-feira no seu site uma secção dedicada a Assis, onde o Papa Bento XVI se dirige a 27 de outubro, 25 anos depois da visita do seu antecessor, João Paulo II.

A cidade onde nasceu São Francisco, no centro de Itália, 200 km a norte de Roma, foi escolhida pelo Beato João Paulo II para um encontro que em 1986 reuniu pela primeira vez um Papa a representantes de várias religiões com o objetivo de rezar pela paz.

Bento XVI tem pedido aos católicos que se unam à sua viagem, que tem por tema “Peregrinos da Verdade, Peregrinos da Paz”, e os Capuchinhos, que integram um dos ramos da congregação religiosa fundada por São Francisco, responderam com conteúdos que procuram ajudar os fiéis a preparar, celebrar e viver a iniciativa.

O primeiro dos cinco textos situa o enquadramento do tema, o programa da peregrinação inter-religiosa e explica que o diálogo e a unidade devem ser alcançados sem procurar unir conceções radicalmente diferentes.

O site apresenta também uma carta dos ministros gerais da Conferência da Família Franciscana a propósito dos 25 anos da viagem do Papa polaco, seguindo-se a mensagem que Bento XVI escreveu no 20.º aniversário daquele encontro pela paz.

Os textos completam-se com artigos do cardeal Roger Etchegaray, presidente emérito do Conselho Pontifício Justiça e Paz, e do frei Isidro Lamelas, que dirigiu a província portuguesa da Ordem dos Frades Menores, outra das famílias da congregação franciscana.

A secção inclui ainda guiões de celebrações, além de orações e cânticos, bem como ligações para sites internacionais relacionados com o “Espírito de Assis”.

RM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top