Media: Ser voz dos «mais pobres e dos mais abandonados» é objetivo do novo diretor da revista «Além-Mar»

Irmão Bernardino Frutuoso elogia publicação «alternativa»

Lisboa, 02 jul 2015 (Ecclesia) – O novo diretor da revista ‘Além-Mar’, dos Missionários Combonianos, o irmão Bernardino Frutuoso, assume como objetivo continuar a divulgar a “realidade integral” dos irmãos das Igrejas “mais jovens de África, América Latina e Ásia”.

“Queremos continuar com as nossas publicações a ser voz missionária em Portugal da Igreja que é peregrina em todas as partes do planeta e sobretudo dos mais pobres e dos mais abandonados que são com quem mais trabalhamos de acordo com o carisma do nosso fundador”, disse à Agência ECCLESIA.

O religioso, que foi missionário na América Latina, assinala que o Evangelho “não é alheio à realidade cultural, social” e revela que esta dimensão “não se pode perder” numa publicação missionária.

Neste contexto, acrescenta que existem povos que “vivem situações muito mais complexas, difíceis e desafiantes” que a realidade portuguesa, por isso quer trazer essa existência de forma “completa e integral” para “ajudar os cristãos e católicos de Portugal” a serem conscientes dos “muitos dons e graças” que têm.

“O Evangelho ilumina-nos e ajuda-nos a compreender o que determinados povos estão a viver e ao mesmo tempo ser na nossa Igreja de Portugal voz de alerta e profética”, frisa o irmão Bernardino Frutuoso.

“Quando conhecemos outros irmãos que vivem nessas situações podemos dar mais graças a Deus por aquilo que temos e somos do que criticar e não colaborar para uma sociedade diferente”, observou.

A revista ‘Além-Mar’, dos Missionários Combonianos, conta com quase 60 anos e o novo diretor destaca que é uma publicação que pode ser definida como “alternativa” no contexto dos meios de comunicação social.

Com uma “informação diferente” a revista de cariz missionário tem nos religiosos que “trabalham” em países de missão as “primeiras fontes” e testemunham na primeira pessoa a realidade tendo como principio as regas do jornalismo, serem objetivos e “transmitir a verdade”.

A próxima edição da ‘Além-Mar’ é dedicada às férias e o diretor já adiantou que em setembro vão “sem dúvida” abordar as visitas pastorais do Papa Francisco ao continente americano, em concreto ao Equador, Paraguai e Bolívia (5 e 13 de julho) e depois a Cuba (19 e 22 setembro) e aos Estados Unidos da América (22 a 29 setembro).

HM/CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top