Lisboa, 20 mar 2014 (Ecclesia) – A revista norte-americana ‘Fortune’ apresentou hoje o Papa Francisco como o principal líder mundial, numa listagem anual publicada esta quinta-feira que inclui outras 49 personalidades.
A publicação sublinha que em pouco mais de um ano, o Papa “entusiasmou a Igreja e atraiu legiões de admiradores não-católicos ao definir energicamente um novo rumo”.
“Francisco pediu recentemente ao mundo para parar com o tratamento de estrela de rock. Ele sabe que até agora as suas ações, embora revolucionárias, refletiram sobretudo um novo tom e intenções. O trabalho mais duro está para vir, mas abundam os sinais de um ‘efeito Francisco’”, destaca a revista, que cita uma sondagem realizada em março, nos EUA, segundo a qual um em cada quatro católicos disseram que tinham aumentado as suas dádivas aos pobres este ano – 77% afirmaram que o faziam em parte devido ao Papa.
A ‘Fortune’ recorda alguns gestos e decisões do primeiro pontífice sul-americano, como a decisão de não viver no apartamento pontifício, o lava-pés (Quinta-feira Santa de 2013) a uma jovem presa muçulmana, a deslocação em carros utilitários ou a criação de um grupo consultivo de cardeais dos cinco continentes.
OC