Media: Redes sociais alteraram relação público-jornalista

José Manuel Fernandes abordou tema nas Jornadas Nacionais promovidas pela Igreja Católica

Lisboa, 28 set 2017 (Ecclesia) – José Manuel Fernandes, publisher do Observador, disse hoje nas Jornadas Nacionais de Comunicação Social, promovidas pela Igreja Católica, que as redes sociais provocaram uma “alteração” da forma como as pessoas acedem à informação e do lugar da imprensa.

O jornalista sublinhou a mudança “sísmica” provocada pela internet, que mudou o “lugar do público”, com uma “democratização do acesso às notícias”.

O papel dos jornalistas, que antes era a pessoa que levava a notícia, é cada vez “menos central” nesse processo.

“A relação com a informação era radicalmente diferente”, acrescentou José Manuel Fernandes.

O publisher do Observador assinalou que “já não há uma espécie de subordinação do público ao emissor”.

Hoje, o jornalista passou da obrigação de “contar” para tarefas “mais complexas”, como a verificação de fontes, a interpretação e o esclarecimento.

O papel do jornalista tornou-se “mais nobre, mais exigente”, realçou José Manuel Fernandes, para quem existe a importância de “saber fazer as perguntas certas”.

O responsável alertou ainda para as consequências das mudanças em curso para o “modelo de negócio”, dado que “quem produz informação perdeu as suas receitas”.

O conferencista desvalorizou o impacto das “fake news”, mostrando-se mais preocupado com a “tribalização” da opinião pública e a ausência de “terreno comum”.

As redes sociais, prosseguiu, criaram “bolhas”.

“Temos de ter a consciência de que estamos a ver o que o Twitter ou o Facebook nos estão a mostrar, não tudo aquilo que lá está”, precisou.

José Manuel Fernandes falava na conferência inaugural das Jornadas Nacionais de Comunicações Sociais, que decorrem até sexta-feira.

A iniciativa do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais (SNCS) está centrada, este ano, na partilha de recursos e experiências no setor, e realiza-se em Lisboa, no Auditório da Renascença Multimédia, junto à nova sede da Conferência Episcopal Portuguesa, na Quinta do Bom Pastor, Benfica.

Os trabalhos são transmitidos em direto na página da Agência ECCLESIA no Facebook.

As jornadas nacionais de Comunicação Social oferecem este ano particular relevo à divulgação de novos projetos editoriais e tecnológicos.

O programa inclui a participação de oradores como Eduardo André, do ‘Observador’; Maria João Cunha, da Renascença Multimédia; e ainda a escritora Margarida Fonseca Santos.

Os dois dias de trabalho foram transmitidos em direto na página da Agência ECCLESIA na rede social Facebook e, agora, estão disponíveis em: www.ecclesia.pt/jornadas2017/

OC

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Agência ECCLESIA

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