Media: «Proximidade com os jornalistas» e aposta no «continente digital» são prioridades da comunicação institucional da Igreja

Tema esteve em debate no Encontro Ibérico das Comissões Episcopais de Comunicação Social

Las Palmas, Espanha, 06 nov 2024 (Ecclesia) – Os membros das Comissões Episcopais de Comunicação Social de Portugal e Espanha afirmaram que a “proximidade com os jornalistas é uma área decisiva”, assim como a aposta no “continente digital” como ambiente para a comunicação institucional.

“É preciso promover o encontro e dar a melhor informação de que dispomos, servindo assim a instituição, os meios de comunicação e a sociedade”, afirmam os bispos nas conclusões do Encontro Ibérico deste ano, que decorreu desde segunda-feira, em Las Palmas.

A iniciativa, que se concluiu hoje, teve como tema ‘Comunicação Institucional na Igreja’.

Para os participantes, “é decisivo manter uma atenção particular ao continente digital, como lugar de comunicação institucional”, certos de que estar presente nesse contexto permite partilhar a identidade da Igreja Católica “com todas as pessoas”.

O encontro contou com a presença dos bispos que fazem parte das duas Comissões Episcopais, assim como de Laura Daniele, responsável pela relação com a imprensa da Cáritas Espanhola, e Diogo Belford Henriques, consultor em comunicação institucional, em Portugal, assim como a participação dos jornalistas locais Mayer Trujillo, diretor da Rádio Canárias, Fernando Canellada, subdiretor do jornal La Provincia e Juan José Laforet, cronista de Gran Canaria e de Las Palmas de Gran Canaria.

No debate sobre o tema da comunicação institucional na Igreja Católica, acentuou-se a promoção de uma “comunicação positiva que evite comparações, assuma responsabilidades, faça pedidos sem impor e não julgue os outros”.

Os participantes consideram também que a “comunicação autêntica implica verdade e reforça a necessidade de transparência na comunicação institucional para dar visibilidade ao que a Igreja é e faz”, onde as “histórias reais” têm um papem determinante.

O encontro valorizou os recursos digitais na comunicação social para promover o “encontro pessoal” e para a Igreja “estar próxima de novos públicos”.

A “dimensão pastoral” do trabalho na comunicação institucional da Igreja foi também referida, como forma de “atender às dificuldades que os jornalistas enfrentam na realização do seu trabalho”.

O encontro, que decorreu na Diocese de Canárias, em Espanha, teve presente a “situação dramática vivida em Valência e no sudeste de Espanha”, manifestando uma “sentida comunhão com as vítimas, seus familiares e as igrejas locais”.

Para os participantes, o Encontro Ibérico 2024 foi também uma oportunidade de conhecimento da história das Canárias e do trabalho desenvolvido pela Igreja local, nomeadamente no apoio aos imigrantes que chegam à costa das várias ilhas.

A próxima edição vai decorrer nos primeiros dias de novembro de 2025, na Diocese do Funchal.

PR/OC

Conclusões do Encontro Ibérico das Comunicações Sociais 2024

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR