Padre António Valério destaca mais um passo no «crescimento» desta plataforma digital de oração
Lisboa, 29 set 2017 (Ecclesia) – A plataforma ‘Click to Pray’, criada pelo Apostolado de Oração em Portugal, vai estar representada na próxima ‘Web Summit’, entre 6 e 9 de novembro em Lisboa.
Em entrevista à Agência ECCLESIA, o padre António Valério considerou a presença nesta iniciativa tecnológica mundial como mais um passo no “crescimento” deste projeto digital de oração.
Uma ideia lançada em 2014 e que conta atualmente com cerca de “620 mil utilizadores”, e uma média de “6 milhões de utilizações por semana”.
Pouco depois de ter sido criada, a plataforma ‘Click to Pray’ foi adotada como a aplicação oficial da Rede Mundial de Oração do Papa, que é agora a nova designação do Apostolado de Oração.
Ao recorrerem a esta plataforma, as pessoas têm acesso a três momentos de oração diária, de manhã, à tarde e à noite.
Podem também colocar as suas intenções em comum, uma vez que ela está disponível online, e através de aplicações para iphone e android, no YouTube e ainda em redes sociais como o Facebook e o Twitter.
A plataforma está atualmente traduzida em seis línguas, como o português, o espanhol, o inglês, o francês e o italiano, e muito em breve está prevista a sua disponibilização em pelo menos mais duas línguas.
A presença na ‘Web Summit’ em novembro dará continuidade à evolução do projeto, que “chamou a atenção de muitas pessoas em todo o mundo”, e permitirá “melhorar a tecnologia desta aplicação”.
“Neste sentido fez-se a proposta à organização da Web Summit para estarmos presentes ali, e vamos estar em novembro em Lisboa, com um stand para mostrar esta aplicação e ter também a possibilidade de ter algum tipo de parcerias, de investidores para melhorarmos esta aplicação”, explicou o padre António Valério.
O sacerdote jesuíta falou com a Agência ECCLESIA durante as jornadas nacionais de comunicação social, que tiveram lugar nas instalações da Rádio Renascença e da Conferência Episcopal Portuguesa, na Quinta do Bom Pastor, em Lisboa.
Um evento que este ano foi subordinado ao tema “Comunicação: criatividade e partilha”, com um olhar para a presença da Igreja Católica nas redes sociais e no ambiente multimédia.
Para o padre António Valério, o projeto ‘Click to Pray’ é um bom exemplo de utilização da tecnologia por parte da Igreja Católica, para chegar às pessoas.
“Cada vez vamos confirmando mais de que se as pessoas, mais jovens e também as menos jovens, estão muito presentes no mundo digital, a oração também tem que aparecer com propostas muito claras e muito simples. Tal como esta aplicação, em que sabem que estão a rezar com pessoas de todo o mundo, pelas intenções do Papa”, completou.
A plataforma ‘Click to Pray chega atualmente a comunidades cristãs espalhadas por todo o mundo, incluída na Rede Mundial de Oração do Papa, que disponibiliza também o “Vídeo do Papa”, com as suas intenções para os sucessivos meses do ano.
JCP