Media: Presidente da República condecora Rádio Renascença com título de membro honorário da Ordem de Instrução Pública

Distinção decorreu no Palácio de Belém, a propósito dos 85 anos da emissora católica portuguesa, celebrados há dois anos.

Lisboa, 24 abr 2024 (Ecclesia) – O presidente da República condecorou esta terça-feira a Rádio Renascença com o título de membro honorário da Ordem de Instrução Pública, no Palácio de Belém, no âmbito dos 85 anos da emissora católica Portuguesa, celebrados há dois anos.

O presidente do Conselho de Gerência do Grupo Renascença Multimédia, cónego Paulo Franco recebeu as insígnias, numa cerimónia que contou com a presença do cardeal D. Américo Aguiar, que desempenhou o cargo até setembro do ano passado.

“A Renascença tem feito por ser um instrumento da formação da sociedade portuguesa e da sociedade democrática que, para o ser, precisa de ser bem informada. E a Renascença tem tido uma missão ímpar nessa matéria. Também por isso é que foi distinguida com esta ordem da instrução pública”, afirmou o cónego Paulo Franco, informa a Renascença.

A condecoração aconteceu dois dias antes do 25 de Abril, tendo o responsável lembrado uma época em que se procurou “uma sociedade livre, onde o pensamento possa ser transmitido e manifestado”.

A Renascença “teve e continua a ter uma importância singular para a formação de uma sociedade verdadeiramente democrática”, assinalou.

Esta não é a primeira vez que a Rádio Renascença é condecorada pelo Presidente da República; em 2012, o presidente Cavaco Silva atribuiu a Ordem de Mérito à estação, no momento dos 75 anos da Renascença, uma distinção concedida pelos “serviços de grande valor prestados ao país”.

Este ano, no dia 10 de abril, a Renascença celebrou 87 anos e hoje faz parte do Grupo Renascença Multimédia, que abrange a RFM, a MEGA HITS, diversas webrádios e a plataforma multimédia “POPCASTS”.

O grupo inclui ainda a agência de publicidade INTERVOZ e a empresa de produção GENIUS Y MEIOS.

A emissora católica portuguesa iniciou emissões diárias regulares no dia 1 de janeiro de 1937 e a oficialização da estação, enquanto organismo da Ação Católica, realizou-se a 10 de abril de 1938.

Partilhar:
Scroll to Top