Media: Patriarcado de Lisboa vai ter canal na televisão

Catequeses quaresmais do cardeal-patriarca serão transmitidas em direto

Lisboa, 07 fev 2013 (Ecclesia) – O Patriarcado de Lisboa inicia este mês as emissões de um canal na televisão, que vai transmitir em direto as seis catequeses que o cardeal-patriarca, D. José Policarpo, profere habitualmente durante a Quaresma.

As intervenções e a restante programação podem ser vistas no canal 210021 do Meo Kanal, disponível para os utentes do serviço pago de um dos principais operadores portugueses de televisão por cabo e satélite, revela o site do Patriarcado.

As conferências do presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, que decorrem na Sé Patriarcal e são abertas ao público, centram-se nas afirmações centrais sobre a fé cristã que foram aprovadas no Concílio Vaticano II (1962-1965).

O tema geral enquadra-se na evocação da assembleia conciliar, que começou há meio século, bem como na vivência do Ano da Fé, que a Igreja Católica assinala até 24 de novembro.

As preleções, pronunciadas “de forma espontânea”, podem também ser seguidas ao vivo na internet, através da emissão em vídeo nas páginas do portal Sapo e do Patriarcado, que também disponibiliza o texto das intervenções depois de terem sido proferidas.

As catequeses, que começam no dia 17 com o tema “Fé e escuta da Palavra de Deus”, continuam a 24 de fevereiro, 2, 10, 17 e 24 de março, Domingo de Ramos.

Os encontros iniciam-se às 18h00, sendo seguidos pela oração da hora litúrgica de Vésperas, presidida por D. José Policarpo.

A transmissão é organizada pelo Departamento da Comunicação do Patriarcado de Lisboa, em parceria com o site Sapo.pt e o Grupo Renascença, refere a mesma fonte.

A Quaresma, que este ano começa a 13 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas, é um período de 40 dias em que os católicos são chamados a práticas de jejum, penitência e esmola para preparar a Páscoa, a festa mais importante do calendário cristão que assinala a ressurreição de Jesus.

RJM

Partilhar:
Scroll to Top