Media: Papa é recordista de «retweets»

Conta de Francisco na rede social tem mais de 8,5 milhões de seguidores

Cidade do Vaticano, 16 ago 2013 (Ecclesia) – A conta do Papa na rede social Twitter (@Pontifex) é a que tem o maior número de repetições (retweets) em todo o mundo, segundo um estudo do site ‘Twiplomacy’.

“Os ‘tweets’ do Papa são repetidos em média por 11 mil vezes, fazendo dele o mais influente líder mundial”, refere o site especializado, sublinhando o facto de a conta de Francisco não repetir, mencionar ou responder a outras pessoas, o que poderia torná-la menos interessante, do ponto de vista das redes sociais.

Os mais de 8,5 milhões de seguidores em nove línguas, incluindo o português, repetiram todas as mensagens publicadas por Francisco, até hoje.

“Desta forma, aumenta incrivelmente o número das pessoas que recebem as mensagens do Papa”, afirmou monsenhor Paul Tighe, secretário do Conselho Pontifício das Comunicações Sociais, em entrevista ao jornal da Santa Sé, ‘L’Osservatore Romano’.

A pesquisa explica que mais importante que o número de seguidores de um perfil é o da partilha das mensagens que nele são escritas.

“Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, e guiai-nos pelo caminho que conduz ao Céu” foi a mensagem publicada pelo Papa esta quinta-feira, dia da Assunção de Maria, texto repetido por mais de 2 mil dos quase 700 mil seguidores de língua portuguesa (quase 9 mil ‘retweets’ em espanhol e 6 mil em inglês).

Monsenhor Paul Tighe sublinha que as novas tecnologias da comunicação constituem um “desafio” para a Igreja Católica, que tem de “desenvolver uma estrutura comunicativa que reflita a multidimensionalidade da Igreja enquanto rede, como uma comunidade de comunidades”.

“A nossa esperança é facilitar uma conectividade maior entre estes atores para os ajudar a partilhar as suas próprias experiências. Este tema estará no centro da plenária do dicastério, programada de 19 a 21 de setembro”, conclui o secretário do Conselho Pontifício das Comunicações Sociais.

OC

Partilhar:
Scroll to Top