Media: Papa convida a comunicação «não hostil» para superar «psicose bélica»

Vaticano anuncia tema do Dia Mundial das Comunicações Sociais 2023

Foto: Lusa/EPA

Cidade do Vaticano, 29 set 2020 (Ecclesia) – O Papa vai convidar os profissionais dos media a promover uma comunicação “não hostil”, para superar a “psicose bélica” da sociedade contemporânea, na sua mensagem para Dia Mundial das Comunicações Sociais 2023.

O anúncio foi feito hoje pelo Vaticano, ao adiantar o tema da celebração anual – “Falar com o coração: Sendo verdadeiros no amor”, que se inspira numa passagem da carta de São Paulo aos Efésios (Ef 4,15).

A sala de imprensa da Santa Sé sublinha, em comunicado, que “o dramático contexto do conflito global” que afeta a humanidade torna “mais necessário do que nunca que se afirme uma comunicação não hostil”.

“Uma comunicação aberta ao diálogo com o outro, que favoreça o ‘desarmamento integral’, que trabalhe para desmontar a ‘psicose bélica’ que se aninha nos nossos corações”, acrescenta a nota.

O Vaticano realça que este esforço é particularmente necessário para os “profissionais da comunicação”, chamados a “construir um futuro mais justo, mais fraterno, mais humano”.

O tema escolhido para o 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais está em ligação ao de 2022, “Escutar com o ouvido do coração”, e “insere-se no caminho que levará toda a Igreja à celebração do Sínodo de outubro” de 2023.

“Num tempo caraterizado, também na vida eclesial, por polarizações e debates exasperados que exacerbam os ânimos, estamos convidados a ir contra a corrente”, refere o comunicado da Santa Sé, divulgado online.

Não devemos ter medo de afirmar a verdade, por vezes incómoda, que tem o seu fundamento no Evangelho, mas, ao mesmo tempo, não podemos separar este anúncio de um estilo de misericórdia, de sincera participação nas alegrias e sofrimentos das pessoas do nosso tempo”.

O Dia Mundial das Comunicações Sociais é a única celebração do género estabelecida pelo Concílio Vaticano II, no decreto ‘Inter Mirifica’, em 1963; assinala-se, em cada ano, no domingo antes do Pentecostes – 21 de maio, em 2023.

A mensagem para a celebração é tradicionalmente publicada a 24 de janeiro, dia da memória litúrgica de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas.

Ainda hoje, o Papa nomeou dois novos membros do Dicastério para a Comunicação, D. Ivan Maffeis (Itália) e D. Valdir José de Castro (Brasil), bem como dez consultores: padre George Plattoham, da Federação das Conferências Episcopais Asiáticas; Oscar Elizade Prada, do Conselho Episcopal da América Latina – CELAM; Helen Osman, presidente da SIGNIS, associação católica de comunicação; padre Fabio Pasqualetti, da Universidade Pontifícia Salesiana; irmã Veronica Donatello, do Serviço Nacional para a Pessoa com Deficiência (Itália); irmã Adelaide Felicitas Ndilu, da Conferência Episcopal do Quénia; padre Andrew Kaufa, da Associação das Conferências Episcopais Membros do Leste de África (AMECEA); Tomás Insua, do Movimento ‘Laudato Si’; Antonio Cisternino, da Universidade de Pisa (Itália); e John E. Corcoran, fundador da ‘Trinity Life Sciences’.

OC

 

Partilhar:
Scroll to Top