Francisco desafia emissora a compromisso de «verdade», capaz de chegar a todo o mundo
Cidade do Vaticano, 12 fev 2021 (Ecclesia) – O Papa assinalou hoje, com uma mensagem, os 90 anos da Rádio Vaticano, desafiando a emissora a manter o compromisso pela “verdade” e a vontade de chegar a todo o mundo.
“A rádio tem esta beleza: leva a palavra aos lugares mais longínquos. E hoje combina isso também com imagens e a escrita. Em frente, com coragem e criatividade ao falar ao mundo e assim construir uma comunicação capaz de nos fazer ver a verdade das coisas”, escreveu Francisco.
A mensagem, divulgada pelo portal ‘Vatican News’, elogia o “amor” dos profissionais da Rádio Vaticano pelo seu trabalho.
O Papa apela ainda ao discernimento no trabalho informativo.
“Todos somos responsáveis pela comunicação que fazemos, pelas informações que damos, pelo controlo que podemos conjuntamente exercer sobre as notícias falsas, desmascarando-as. Todos estamos chamados a ser testemunhas da verdade: a ir, ver e partilhar”, aponta.
O portal de notícias do Vaticano divulgou o testemunho do padre José Maria Pacheco Gonçalves, que trabalhou durante 25 anos na redação de língua portuguesa da emissora, para “fazer chegar a voz do Papa” a todo o mundo.
Paolo Ruffini, prefeito do Dicastério para a Comunicação (Santa Sé), realça em declarações ao portal ‘Vatican News’ a importância da emissora fundada por Pio XI, projetada e construída por Guilherme Marconi, que olha para o futuro sem perder a “originalidade e identidade”.
A Rádio Vaticano, assinala o responsável, destaca-se pelo “serviço à Igreja, ao Papa e ao homem onde quer que ele esteja, seja qual for a religião ou cultura a que pertença”.
A emissora está presente online, em 43 línguas, e teve 250 milhões de páginas lidas em 2020.
Esta sexta-feira foi lançada uma Web Rádio em italiano, francês, inglês, espanhol, português, alemão e arménio.
“Ao longo deste ano, serão criados quase 30 programas ao vivo, correspondentes ao mesmo número de idiomas, que podem ser ouvidos tanto no site da rádio ou através do atual aplicativo da Rádio Vaticano”, adianta a Santa Sé.
A Rádio Vaticano transmite via satélite, DAB+, digital terrestre, internet e em onda curta, para chegar às “periferias do mundo”.
OC