Media: Jornalistas convidados a valorizar dimensão positiva da família

Temáticas familiares são «pouco aprofundadas»

Fátima, Santarém, 24 set 2015 (Ecclesia) – Os participantes no primeiro painel das Jornadas Nacionais das Comunicações Sociais, a decorrer em Fátima, apelaram hoje a uma valorização dos aspetos positivos da vida das famílias.

A jornalista Rita Carvalho, do ‘Sol’, sublinhou que o foco habitual está em “tudo o que é negativo” e que “muitos temas sobre as questões familiares são pouco aprofundados”.

No painel sobre «Família na Comunicação», perante cerca de 100 participantes, a profissional observou que as temáticas “fraturantes” e “as questões sobre a vida” têm “grande peso” na comunicação social.

Ainda neste contexto, Rita Carvalho lamentou que a família não tenha “interlocutores” para falar em nome próprio.

No mesmo painel, Tito de Morais sublinhou que a sua família – “muito dispersa geograficamente” – sofreu “alterações comunicacionais” depois do aparecimento da internet.

A internet veio desenvolver de “forma brutal” a comunicação entre as pessoas, disse o fundador do projeto «MiudosSegurosNa.Net».

Para a generalidade das famílias, a internet “aproximou os membros da família”, mas também existe o reverso da moeda, “os riscos” que as novas tecnologias contêm.

Com o referido projeto, Tito de Morais pretende, desde 2003, ajudar as famílias, escolas e comunidades a “promover a utilização ética, responsável e segura das tecnologias de informação e comunicação por crianças, jovens e adultos”.

Já no domínio da publicidade, José Mateus referiu que as “temáticas da família” estão na agenda comunicacional.

“A publicidade reflete a sociedade” e “promove, antes do tempo, temas que vão ser importantes para a sociedade”, afirmou o especialista.

A publicidade é vista pela face da moeda “mais fácil de culpabilizar” e, algumas vezes as pessoas, culpabilizam a publicidade pelo “convite excessivo ao consumismo”, realçou.

Segundo José Mateus, a publicidade também leva “à ação e defende causas” quando “narra e mostra os assuntos da família de uma forma artística e estética”.

As jornadas concluem-se esta sexta-feira, a partir das 10h00, quando o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. Manuel Clemente, faz uma conferência sobre «Comunicação e família», uma semana antes do início do Sínodo dos Bispos.

LFS/OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR