Media: Jornalistas católicos constituem rede europeia

Projeto apresentado no encontro do Conselho das Conferências Episcopais Europeias

Bucareste, 15 jun (Ecclesia) – Paolo Bustaffa, jornalista italiano, apresentou esta sexta-feira em Bucareste o projeto de constituir uma rede de jornalistas católicos da Europa para partilhar propostas sobre o futuro da “casa comum europeia”.

A ideia foi “amadurecendo” ao longo dos últimos anos durante encontros com profissionais católicos de diversos países europeus e agora comunicada num encontro de porta-vozes do episcopados que integram o Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE).

“Diante do ceticismo e pessimismo é necessário comunicar uma palavra de fé e de encorajamento mesmo se estamos consciente dos limites das instituições europeias e sobretudo inquietos pela crise de identidade que o nosso continente atravessa”, disse o jornalista, antigo diretor da agência de notícias da Conferência Episcopal Italiana SIR.

Para Paolo Bustaffa, as propostas do documento do Papa João Paulo II “Ecclesia in Europa”, escrito há 10 anos, oferece preciosas indicações para criar um “laboratório de pensamento jornalístico europeu”.

A partilha de ideias entre jornalistas acontecerá através dos recursos das redes digitais que “permite trocar ideias à distância” com uma “estrutura organizativa muito ligeira”, referiu o promotor da iniciativa.

Após as primeiras partilhas entre os pertencentes a esta rede, Paolo Bustaffa adianta a possibilidade de se realizar um encontro de jornalistas católicos europeus.

O projeto inicia com a participação de jornalistas de 11 países da Europa, incluindo Portugal.

Informações sobre este projeto e propostas de adesão a este grupo de jornalistas pode fazer-se através do endereço de email eurcatcom@gmail.com.

PR

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top