Em causa está a reportagem «Natal dos Simples» feita em Lisboa
Lisboa, 27 set 2014 (Ecclesia) – A jornalista Sílvia Júlio, da revista Família Cristã, foi distinguida pelo Júri do Prémio de Jornalismo Direitos Humanos e Integração com uma menção honrosa pelo seu trabalho na área da pobreza.
De acordo com informações avançadas à Agência ECCLESIA pela Paulus Editora, detentora da revista, o prémio teve como objetivo destacar a reportagem que a jornalista realizou em dezembro de 2013, junto das pessoas mais carenciadas do centro de Lisboa.
Intitulada “Natal dos Simples”, a peça conta a forma como os mais desfavorecidos e sem-abrigo vivem aquela quadra.
“Histórias que não são bonitas de contar, mas interpelam à caridade – não aquela que apenas é praticada no Natal”, aponta a autora.
A reportagem leva os leitores a passarem por alguns dos pontos da cidade onde os mais pobres vagueiam e procuram sustento, onde têm refúgio, comida ou simplesmente um sítio para se aquecer.
Abre a porta ao passado destas pessoas, como cairam da normalidade de uma família, de um emprego ou de uma casa para a marginalidade.
Mostra também o lado de quem, todos os dias, acompanha esta realidade social e procura intervir e contribuir para a sua minoração ou erradicação.
A jornalista Sílvia Júlio é natural da Guarda, tem 37 anos e é licenciada em Comunicação Social – na vertente Jornalismo – pela Universidade Autónoma de Lisboa, detendo ainda uma pós-graduação em Jornalismo pelo Instituto Universitário de Lisboa.
Para além do seu trabalho na revista “Família Cristã”, ela colabora com a revista “Tabu”, do semanário “Sol”, e com o jornal “Tempo Livre”.
Tem também trabalhos publicados na Notícias Magazine, Bebé d’Hoje e Correio da Manhã.
No campo da produção literária, entre outras publicações, Sílvia Júlio foi coautora do livro D. Manuel Clemente, Patriarca de Lisboa, lançado pela Paulus Editora.
O Prémio de Jornalismo Direitos Humanos e Integração é promovido pelo Gabinete para os Meios de Comunicação Social e pela Comissão Nacional da UNESCO, e distingue anualmente “os melhores trabalhos jornalísticos sobre direitos humanos e integração que tenham sido publicados ou difundidos nos órgãos de comunicação social portugueses”.
JCP