Media: Jornal do Vaticano pede ética na informação

Cidade do Vaticano, 12 Jul 2011 (Ecclesia) – O jornal do Vaticano, ‘L’Osservatore Romano’, destacou na sua edição de hoje a importância da ética no jornalismo, a “infoética”, ao comentar o caso das escutas ilegais que levaram ao fim do semanário britânico ‘News of the World’.

“Este episódio confirma a necessidade e a urgência de exigir uma maior consideração ética dos meios de comunicação, que não podem submeter-se apenas aos ditames das estratégias económicas e políticas”, pode ler-se no editorial da edição em italiano desta terça-feira.

O texto, assinado pelo diretor da Comissão dos Meios de Comunicação Social da Conferência Episcopal Espanhola, José Maria Gil Tamayo, fala numa “infoética”, que visa respeitar os direitos individuais e coletivos.

“O direito à informação deve harmonizar-se com os outros direitos humanos, de modo que um não anule os outros”, indica o jornal.

A publicação destaca também que “as vítimas deste jornalismo sem escrúpulos não são apenas os envolvidos nas escutas, mas também toda a opinião pública e a própria indústria da comunicação”.

“São a própria sociedade civil, as autoridades e, sobretudo, os profissionais da comunicação que se devem dotar de um autêntico sentido ética que responda à genuína e inviolável dignidade natural da pessoa”, indica o editorial.

OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR