Media: Jornal da Beira, 94 anos na «defesa» do catolicismo

Viseu, 09 jan 2015 (Ecclesia) – O Jornal da Beira o “decano” da imprensa de Viseu celebra hoje 94 anos “sempre” ligado ao lema 'Por Deus e pela Pátria', que foi subtítulo do semanário, e à defesa da Igreja católica.

“Hoje, como ontem, o discurso jornalístico do Jornal da Beira é o mesmo: defesa do interesse católico e análise do que de mais importante acontece neste concelho e nesta região”, adianta uma nota publicada no sítio online da Diocese de Viseu.

A diocese recorda que o fundador do Jornal da Beira (JB) no primeiro número, a 9 de janeiro de 1921, no editorial intitulado ‘O nosso programa’ apresentou as “linhas mestras” do semanário.

“Quanto ao programa, é sempre difícil elaborá-lo de uma maneira precisa e detalhada, porque são os acontecimentos que se vão produzindo quem, mais do que a nossa própria vontade, decide da escolha dos assuntos a tratar”, escreveu o cónego José de Almeida Correia.

Segundo o responsável, podia no entanto “fixar uma orientação geral”, ser um jornal “francamente católico e nacionalista” e nesse propósito o JB ia “juntar” à defesa religiosa a defesa dos grandes interesses nacionais.

O fundador do jornal mais antigo de Viseu escreveu ainda no primeiro editorial que “nenhuma questão” de interesse local ou nacional lhe ia ser estranha e que tinham como objetivo “fazer luz, criar opinião, guiando-se apenas pelos superiores interesses da região ou do país”.

CB/OC

 

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR