Media: Jornal «A Crença», da Igreja Católica nos Açores, vai chegar às escolas e às Instituições de solidariedade

Jornal da Paróquia de São Miguel Arcanjo vai comemorar 110 anos, no dia 19 de dezembro

Angra do Heroísmo, Açores, 06 nov 2025 (Ecclesia) – O jornal ‘A Crença’, da Paróquia de São Miguel Arcanjo, em Vila Franca do Campo, tem 270 novas assinaturas, e vai passar a chegar às escolas e às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), um apoio do Governo Regional dos Açores.

“São as assinaturas e a publicidade que mantêm os jornais vivos. O Governo abriu esta porta — não como um favor, mas como um compromisso — para que as instituições válidas possam continuar o seu trabalho, e nós só podemos estar gratos”, disse o diretor do jornal ‘A Crença’, padre José Borges, ao portal online ‘Igreja Açores’, da Diocese de Angra.

O jornal mensal ‘A Crença’, um dos dois títulos da Igreja Católica nos Açores, ganhou 270 novas assinaturas e vai começar a chegar às escolas e às IPSS da região, após o apoio do Governo Regional dos Açores no âmbito do Sistema de Incentivo aos Media (SIM).

Para o padre José Borges esta “lufada de dimensão maior” permite que ‘A Crença’ chegue “a outros lugares e públicos”, o que é “uma mais-valia, como instrumento de trabalho e como presença da palavra, que é da sociedade e também da Igreja”,

Neste sentido, o jornal da Paróquia de São Miguel Arcanjo, em Vila Franca do Campo (ilha de São Miguel), assume também maior responsabilidade social, ao procurar alcançar “outros mundos e outras pessoas”, o diretor acredita que pode ser um meio de aproximação das novas gerações às questões da fé, da espiritualidade e da vida comunitária.

O jornal ‘A Crença’ vai comemorar 110 anos de existência, no dia 19 de dezembro, por isso, as 270 novas assinaturas são também “um presente antecipado de Natal e também de aniversário”.

“Eu não vejo isto como um peso, mas como uma instituição que só pode ser muito acarinhada pelos anos que tem, pelo contributo que deu à nossa Igreja e à nossa localidade”, acrescentou o padre José Borges.

O diretor do jornal católico centenário ‘A Crença’ destacou também a importância do jornal ser impresso, porque “tem que ser manuseado, aberto, partilhado”.

“Nas escolas e nas instituições, pode ser usado como ferramenta educativa e social. Até em lares de idosos, há quem leia o jornal semanalmente aos doentes, mantendo-os informados e ligados ao mundo”, conclui o padre José Borges.

O portal online ‘Igreja Açores’, da Diocese de Angra, explica que o Sistema de Incentivos aos Média Privados dos Açores (SIM) é um programa de apoio do Governo Regional dos Açores para fortalecer a comunicação social privada neste arquipélago.

O jornal ‘A Crença’ foi fundado no dia 19 de dezembro de 1915, pelos padres Ernesto Ferreira e João de Melo Bulhões, e é um dos dois jornais católicos na Diocese de Angra.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top