Programa do encontro, agendado para 25 e 26 de setembro e dedicado ao tema “Comunicar sem corantes nem conservantes”, inclui visita ao Seminário e a exposições

Lisboa, 12 ago 2025 (Ecclesia) – O Seminário de Coimbra é o lugar eleito para receber este ano, nos dias 25 e 26 de setembro, as Jornadas Nacionais de Comunicação Social 2025, promovidas pelo Secretariado Nacional das Comunicações Sociais (SNCS), da Conferência Episcopal Portuguesa.
“No seguimento da estratégia que temos implementado, de promover as iniciativas em várias dioceses do país, este ano vamos realizar as Jornadas Nacionais de Comunicação em Coimbra”, pode ler-se na nota da diretora do SNCS, Isabel Figueiredo.
Segundo a responsável, o objetivo é “ir ao encontro de projetos em curso que valorizam o património edificado e promovem a dinamização pastoral e cultural de estruturas com história, como é o caso do Seminário de Coimbra, em processo de requalificação e de reconfiguração para a diocese, para a cidade e para todo o país”.
“Para além da experiência de encontro e de reflexão em torno do tema da comunicação, teremos oportunidade de visitar o Seminário, conhecer a sua oferta de turismo espiritual, assim como as exposições que promove”, adianta Isabel Figueiredo, na mensagem dirigida aos profissionais da comunicação social.
Permanentemente patente ao público está “Os Contos de Fajão”, uma das mostras que será possível explorar e que apresenta a oficina-museu de Monsenhor Nunes Pereira e a sua vasta obra.
O programa das Jornadas de Comunicação Social 2025, dedicadas ao tema “Comunicar sem corantes nem conservantes”, inicia-se no dia 25 de setembro, com uma visita guiada ao Seminário (pode ser realizada também no fim das jornadas), pelas 11h30.
Depois do almoço e abertura do encontro, segue-se uma conversa entre dois comunicadores sobre “Ser, parecer ou aparecer na comunicação, às 15h. Para as 17h está marcada uma mesa-redonda que aprofunda a temática “Ser, parecer ou aparecer”, a partir de experiências de comunicação, contando com as intervenções da Arquidiocese de Évora, do Ponto Sj, portal dos Jesuítas em Portugal, da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre, da agência de comunicação Creative Minds e ainda de um Influencer/missionário digital. O dia culmina com a visita à oficina-museu do Monsenhor Nunes Pereira e à exposição permanente “Os Contos de Fajão” (19h) e um sunset no Baloiço do Seminário com “Bairrada de honra”. No dia seguinte, 26 de setembro, os participantes são convidados a participar no workshop intitulado “Storytelling Digital: como criar conteúdos com impacto e relação”, que será conduzido pela equipa digital do Grupo Renascença, a partir das 9h30. “Que lugar para o humano?” é o mote para a conferência de encerramento, agendada para as 11h30, que procura desenvolver as questões levantadas pelo crescente uso da inteligência artificial no âmbito da comunicação. Para quem não tenha participado no início, o encontro prevê uma visita guiada ao Seminário de Coimbra às 14h30. As inscrições abrem no início de setembro, com a divulgação nessa ocasião dos nomes dos conferencistas e animadores dos vários momentos das jornadas. A reserva de alojamentos e refeições fica ao cuidado de cada participante, junto das estruturas do Seminário de Coimbra ou outros locais. |
As Jornadas Nacionais de Comunicação 2025 partem das intervenções do Papa Leão XIV e da última mensagem do Papa Francisco, para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, abordando os desafios do digital e o valor do humano, na área dos media.
Na primeira audiência pública, a 12 de maio, com milhares de profissionais da Comunicação Social que acompanharam o Conclave, Leão XIV sustentou que a comunicação é “criação de uma cultura”, assinalando o impacto da evolução tecnológica, especialmente da inteligência artificial.
Na última mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais 2025, com o título ‘Partilhai com mansidão a esperança que está nos vossos corações’, o Papa Francisco desafiou os jornalistas a “compromisso corajoso” perante a desinformação.
LJ/OC/PR
Notícia atualizada às 18h32