Media: Jornadas de Comunicação com transmissão online

Evento, dedicado à «era digital», traz a Fátima responsável do Vaticano pelo setor

Lisboa, 28 set 2011 (Ecclesia) – A intervenção do presidente do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais (CPCS) em Fátima, esta sexta-feira, vai ter transmissão em direto no portal Sapo, que disponibilizará uma página em tempo real no seu site de vídeos.

D. Cláudio Maria Celli vai proferir uma conferência sobre o tema «Era digital e comunicação na Igreja Católica», a partir das 09h30, no dia conclusivo nas Jornadas de Comunicação Social, promovidas a partir de quinta-feira pelo Secretariado Nacional de Comunicações Sociais (SNCS).

Ao longo de duas horas e meia, o responsável do Vaticano irá partilhar a experiência da Santa Sé no contacto com os novos meios de comunicação, incluindo um debate com a presença do administrador do portal Sapo, Abílio Martins; da diretora de informação da Rádio Renascença, Graça Franco, e do deputado José Ribeiro e Castro, do CDS-PP.

As Jornadas de Comunicação Social, organizadas pela Igreja Católica em Portugal, lançam este ano um olhar à «Era digital: revolução na cultura e na sociedade», convidando para o evento profissionais ligados ao jornalismo regional e nacional, em particular aos que acompanham a informação religiosa.

[[v,d,2523,]]O tema proposto inspira-se na mensagem de Bento XVI para o 45.º Dia Mundial das Comunicações Sociais, na qual o Papa sustenta que “hoje a profunda transformação operada no campo das comunicações guia o fluxo de grandes mudanças culturais e sociais”.

Em entrevista ao programa ECCLESIA desta segunda-feira, na RTP2, o diretor do SNCS destaca a importância de a Igreja “não trabalhar à parte” desta realidade.

“É um terreno a que nós não podemos estar alheios, não por oportunismo, mas porque na história da comunicação nunca houve uma oportunidade tão grande de intervir”, sublinha o cónego António Rego, para quem o mundo digital se constitui hoje como “uma casa comum onde todos se podem encontrar”.

Para aproveitar as potencialidades dos novos media, a Igreja “não pode apenas transplantar para lá a sua mensagem, sem mais nem menos”.

Segundo o sacerdote, “o âmago do Evangelho é comunicar, mas não apenas uma doutrina acabada”, propondo uma comunicação religiosa cada vez mais tradutora do olhar cristão, diante dos acontecimentos que marcam a atualidade, como “a crise, a fome, os jovens ou a eutanásia”.

Os trabalhos têm transmissão em direto também em http://www.ecclesia.pt/jornadas2011/

PTE/JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top