Media: Imprensa de inspiração cristã tem de ser uma «referência» no setor

Sessão de encerramento do IX Congresso da AIC destaca as «potencialidades da imprensa regional»

Terras de Bouro, Braga, 25 out 2014 (Ecclesia) – D. João Lavrador, membro da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, afirmou hoje no IX Congresso da Associação de Imprensa de Inspiração Cristã que os títulos da imprensa regional do setor têm de ser uma referência para os media.

“Parece um paradoxo, que se exija desta realidade da comunicação social de inspiração cristã, tão pobre de meios e tão secundarizada perante os grandes e portentosos meios de comunicação, que sirva a estes de referência de modo a ajudá-los, em atitude de diálogo, a uma visão renovada do ser humano, da sociedade, da cultura e da história”, afirmou o bispo auxiliar do Porto na sessão de encerramento do Congresso da AIC.

Para D. João lavrador, a comunicação de inspiração cristã deve “pautar a sua conduta por um contexto ético capaz de servir a dignidade do ser humano”, acrescendo-lhe a obrigação de “proporcionar um leitura dos acontecimentos que de outra forma ficaria truncada ou limitada”.

Intervindo na sessão de encerramento do congresso, o cónego Salvador Santos, presidente da direção da AIC, afirmou que é necessário “acreditar no jornal em papel, tornando-o mais legível e atraente, graças às novas tecnologias”.

“A psicose de que a imprensa escrita tem os dias contados não é mais do que o pensamento de quem nada fez sobre este meio poderoso”, sublinhou o cónego Salvador Santos.

O presidente da direção da AIC sustenta que “todos os meios têm lugar” e todos “prestam um excelente papel” devendo ser completares uns dos outros.

Para cónego Salvador Santos a sua realização do IX Congresso da AIC é “a certeza” das “potencialidades da imprensa regional, a que está mais próxima das populações e vê o que escapa a outros meios”.

O IX Congresso da Imprensa de Inspiração Cristã decorreu em S. Bento da Porta Aberta, na arquidiocese de Braga, entre os dias 23 e 25, sobre o tema “Mediadores da Alegria e do Encontro”.

PR

Partilhar:
Scroll to Top