Media: Igreja promove jornadas nacionais

«Comunicar no ambiente digital» é o desafio para profissionais e instituições

Lisboa, 03 out 2013 (Ecclesia) – O presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais afirmou que as próximas Jornadas de Comunicação Social, entre hoje e amanhã, vão ser importantes para debater o papel da Igreja face às novas tecnologias.

D. Pio Alves, administrador apostólico da Diocese do Porto, assinala à ECCLESIA que é necessário discutir o tema ‘Comunicar no Ambiente Digital’, pelo que os dois dias de trabalho em Fátima não estão “direcionados para as instituições da Igreja, mas para a comunicação social em geral”.

Para os meios de comunicação ligados à Igreja é importante que “todas” as pessoas e instituições tenham consciência que estes suportes “podem e devem” ser usados “naturalmente sem abandonar completamente os suportes tradicionais”, explica o prelado.

D. Pio Alves revela que a Igreja deve saber utilizar as novas tecnologias como meio de evangelização para chegar a uma faixa da população – crianças e jovens – que “brincam com estas coisas”, com naturalidade e com uma “enorme facilidade”.

Segundo o responsável, as jornadas são também importantes para “ajudar ou sugerir” aos diferentes meios de comunicação social que “evitem os riscos” que estão associados às novas tecnologias.

A presença da Igreja no ambiente digital deve ser uma realidade para comunicar “ao nível humano” e não apenas para assinalar que se tem “um site” mas “para transmitir os valores do evangelho”, exemplificou o presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais.

“Penso que a Igreja está a fazê-lo, há comunidades mais adiantadas, mas penso que podemos continuar a crescer na devida utilização destes suportes”, prosseguiu.

As jornadas vão contar com a presença, entre outros, do jesuíta italiano Antonio Spadaro, diretor da revista “La Civiltà Cattolica” e consultor do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais, para proferir uma conferência sobre a temática ‘Ciberteologia: pensar o cristianismo no tempo da rede’.

CP/CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top