Conselho Pontifício responsável pelo setor considera evangelização no ambiente digital como «um dos mais significativos desafios»
Cidade do Vaticano, 24 jan 2013 (Ecclesia) – O Vaticano revela hoje a mensagem do Papa para o 47.º Dia Mundial das Comunicações Sociais, dedicada às redes sociais da internet.
«Redes Sociais: portais de Verdade e de Fé, novos espaços de evangelização» é o nome do texto de Bento XVI para o próximo dia 12 de maio, domingo que antecede a Solenidade de Pentecostes e data em que, por recomendação dos bispos, se celebram as comunicações sociais.
“Já não se trata de utilizar a internet como um «meio» de evangelização, mas de evangelizar considerando que a vida do homem de hoje se exprime também no ambiente digital”, refere o Conselho Pontifício das Comunicações Sociais, reconhecendo a evangelização no ambiente digital “como um dos mais significativos desafios nos dias de hoje”.
A mensagem vai refletir, no contexto do Ano da Fé, sobre se a tecnologia pode “ajudar as pessoas a encontrar Cristo pela fé”, numa altura em que as relações humanas passam pelo ambiente digital, e também pela necessidade de “apresentar o Evangelho” como resposta a uma contínua pergunta “humana de sentido e de fé” que “emerge da rede e nela mesma se faz estrada”.
O Conselho Pontifício indica que o desenvolvimento e a “grande popularidade das redes sociais” permitiram a acentuação de um “estilo dialógico e interativo na comunicação e na relação”.
A mensagem é publicada a 24 de janeiro, Festa de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas.
O Dia Mundial das Comunicações Sociais foi estabelecido pelo II Concílio do Vaticano (1962-1965) através do decreto «Inter Mirifica», de 1963.
LS