Media: Francisco convida famílias a redescobrir oração e «dimensão religiosa» da comunicação

Mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais 2015 recorda importância da proximidade e da abertura ao outro

Cidade do Vaticano, 23 jan 2015 (Ecclesia) – O Papa desafiou as famílias cristãs à redescoberta da oração em comum e da “dimensão religiosa” da comunicação, na mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais 2015, divulgada hoje.

“A maioria de nós aprendeu, em família, a dimensão religiosa da comunicação, que, no cristianismo, é toda impregnada de amor, o amor de Deus que se dá a nós e que nós oferecemos aos outros”, escreve Francisco.

A mensagem do Papa é dedicada ao tema ‘Comunicar a família: ambiente privilegiado do encontro na gratuidade do amor’, no contexto do Sínodo dos Bispos sobre a família que teve uma primeira assembleia extraordinária, em 2014, e vai reunir os prelados numa assembleia ordinária, em outubro.

Francisco sublinha que a experiência do vínculo que “precede” cada um faz com que a família seja o contexto em que se transmite “essa forma fundamental de comunicação que é a oração”.

“Muitas vezes, ao adormecerem os filhos recém-nascidos, a mãe e o pai entregam-nos a Deus, para que vele por eles; e, quando se tornam um pouco maiores, põem-se a recitar juntamente com eles orações simples, recordando carinhosamente outras pessoas: os avós, outros parentes, os doentes e atribulados, todos aqueles que mais precisam da ajuda de Deus”, relata.

O Papa destaca o papel das famílias na “descoberta e construção de proximidade”, que passa pela capacidade de, em conjunto, abraçar, apoiar, acompanhar, rir e chorar “decifrar olhares e silêncios”.

A mensagem desafia as famílias cristãs a não ficarem fechadas no seu próprio apartamento, mas a “sair, ir ter com o outro”.

“As famílias que assim procedem, podem comunicar a sua mensagem de vida e comunhão, podem dar conforto e esperança às famílias mais feridas, e fazer crescer a própria Igreja, que é uma família de famílias”, explica.

O Dia Mundial das Comunicações Sociais, única celebração do género estabelecida pelo Concílio Vaticano II (decreto ‘Inter Mirifica’, 1963), é celebrado no domingo que antecede o Pentecostes (17 de maio, em 2015).

A mensagem do Papa foi publicada na véspera da festa litúrgica de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas (24 de janeiro).

OC

Partilhar:
Scroll to Top