Media: Faleceu antigo presidente do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais

Bento XVI deixa votos de que o testemunho do cardeal John Foley seja exemplo para a Igreja, neste campo

Lisboa, 12 dez 2011 (Ecclesia) – O cardeal norte-americano D. John Foley, antigo presidente do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais, morreu este domingo aos 76 anos, revela a Rádio Vaticano.

D. John Foley, ordenado padre em 1962, concluiu o doutoramento em Filosofia e mestrado em Jornalismo, tendo sido chamado ao Vaticano pelo Papa João Paulo II em 1984 para presidir ao Conselho da Comunicações Sociais, Centro Televisivo e Filmoteca do Vaticano.

Bento XVI criou-o cardeal em 2007, nomeando-o grão-mestre da Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém, cargo que deixou por motivo de doença em 2010, ano em que regressou à sua diocese de origem, Filadélfia, EUA, onde faleceu numa casa para clero idoso.

Em telegrama enviado ao arcebispo de Filadélfia, D. Charles Chaput, o Papa lembra o “compromisso de toda a vida” do falecido cardeal Foley na “presença da Igreja nos media”, deixando votos de que “inspire outros para assumir este apostolado tão essencial na proclamação do Evangelho e no progresso da nova evangelização”.

O atual diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, o padre italiano Federico Lombardi, que sucedeu ao cardeal na direção do Centro Televisivo Vaticano, recordou-o como  “servidor da comunicação”.

“Estou muito tocado pessoalmente, mas ao mesmo tempo, em paz. A sua morte não é inesperada. Regressou ao seu país porque sabia que esta seria a última etapa de sua vida. O cardeal Foley era muito conhecido e admirado pela sua gentileza e espiritualidade”, declarou.

O sacerdote jesuíta destacou a “atenção competente” de D. John Foley para “entender e explicar a todos como funciona o mundo das comunicações sociais”, depois de ter dirigido as publicações e media da sua diocese “desde os tempos de jovem sacerdote”.

“Sentia-se colega e amigo de todos os que trabalhavam neste campo. Sentimo-nos muito ligados e gratos a ele”, acrescentou o porta-voz da Santa Sé sobre o prelado que morreu com leucemia.

Com o falecimento do cardeal norte-americano o Colégio Cardinalício conta agora com 192 membros, 83 dos quais completaram 80 anos, pelo que o número de cardeais eleitores num eventual conclave é agora de 109.

RV/RJM

Notícia atualizada às 12h13

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR