Media: «Fake news» em debate de apresentação da mensagem do Papa para o Dia Mundial das Comunicações Sociais

Sessão vai decorrer no dia 25 de janeiro e encerra encontro de responsáveis diocesanos pelo setor promovido pelo Secretariado Nacional das Comunicações Sociais

Lisboa, 19 jan 2018 (Ecclesia) – O Secretariado Nacional das Comunicações Sociais vai promover um debate sobre a mensagem do Papa para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, dia 25 de janeiro, que encerra um encontro de responsáveis diocesanos pelo setor dos media.

A mensagem do Papa para o Dia Mundial das Comunicações Sociais tem por tema «A verdade vos tornará livres » (Jo 8, 32). Notícias falsas e jornalismo de paz» e vai ser divulgada pelo Vaticano no dia 24 de janeiro, dia de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas.

No dia 25, a partir das 17h30, o tema das notícias falsas vai ser analisado por “quatro conferencistas de meios de comunicação social nacionais”, assim como a sua “intromissão no ambiente informativo”, a que se segue um tempo de debate pelos participantes numa iniciativa aberta a todos, que vai decorrer no auditório da Rádio Renascença.

Antes, a partir das 15h00, o Secretariado Nacional das Comunicações Sociais promove uma “sessão de trabalho” com os responsáveis diocesanos pelo secretariado das comunicações sociais, ou órgão equivalente, o objetivo analisar “aspetos determinantes” para a elaboração de um Plano Nacional das Comunicações Sociais.

De acordo com uma  carta enviada pelo diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais, padre Américo Aguiar,  aos responsáveis diocesanos por este setor, pretende-se que o Plano de Comunicação da Igreja Católica em Portugal se fundamente numa “auscultação o mais alargada possível”.

Na última reunião do Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa, o secretário e porta-voz da CEP disse a Assembleia Plenária do episcopado, que vai decorrer entre os dias 9 a 12 de abril, promove uma “reflexão de fundo” sobre um “plano de Comunicação Social” para a Igreja.

PR

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