Media: «Encontro autêntico» é desafio nas redes digitais

D. Pio Alves apresenta mensagem do Papa para o Dia Mundial das Comunicações Sociais

Lisboa, 29 mai 2014 (Ecclesia) – O presidente da Comissão Episcopal responsável pelo setor dos media disse hoje em Lisboa que o principal desafios das redes digitais é promover um “autêntico encontro de pessoas com pessoas”, como pede o Papa Francisco.

“Importa cultivar atitudes que possibilitem e preparem autênticos encontros pessoais e diminuam o risco da mera voragem comunicacional: a pausa e a calma; o silêncio; a paciência; a disponibilidade para dar e receber”, declarou D. Pio Alves, na sessão de apresentação da mensagem papal para o 48.º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que se celebra este domingo.

O bispo auxiliar falava no Seminário da Luz, na iniciativa promovida pelo Secretariado Nacional das Comunicações Sociais (SNCS) da Igreja, a respeito do tema escolhido por Francisco, ‘Comunicação ao serviço de uma autêntica cultura do encontro’.

Segundo este responsável, a “imprescindível consciência das dificuldades” não é um convite à “desistência ou à fuga”, neste campo.

“O cruzamento de duas ideias  – estradas digitais congestionadas de humanidade e abrir as portas das igrejas – proporciona um enquadramento novo à prática da proximidade: o encontro com quem está caído na margem da estrada – pastoral de saída – e o acolhimento de quem procura entrar sem necessidade de bater à porta ou tocar a campainha”, precisou o presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais.

D. Pio Alves realçou que as redes digitais oferecem novos “púlpitos” e “periferias”, sem “distâncias” ou “horários de atendimento”, em que “cabem tanto os verdadeiros como os falsos mendigos de humanidade”.

“Também aqui, o segredo reside em que as pessoas não sejam comodamente confundidas com resíduos ou intrusos”, precisou.

D. Pio Alves concluiu com uma palavra de agradecimento ao cónego António Rego, antigo diretor do SNCS, pela sua “exemplar dedicação, nas variadas frentes do mundo da comunicação” ao longo de 50 anos de sacerdócio, que agora celebra.

OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR