Media: Desafios de comunicação analisados pelo Papa

«Aprender a narrar», «Comunicação em família» e «Relação mãe e filho no ventre materno» são realidades em análise no programa 70 x 7

Lisboa, 16 mai 2015 (Ecclesia) – Os desafios da comunicação em diferentes realidades analisados pelo Papa Francisco na sua mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais vão estar em destaque no programa 70×7 de domingo. 

Na mensagem o Papa Francisco aponta a importância de “aprender a narrar”, num desafio lançado a todas as pessoas para que não se tornem apenas consumidores de informação mas narradores do quotidiano.

“Narrar significa hierarquizar e isso implica uma capacidade crítica de escolha. Consumir informação é saber escolher”, explica à Agência ECCLESIA o jornalista e editor da Agência Lusa, Paulo Agostinho.

Na mensagem o papa Francisco recorda o tempo de gestação da vida humana como o primeiro momento em que a comunicação acontece.

“O pai que fala com a criança muitas vezes através do abdómen da mãe. Depois de o bebé nascer, entre vários homens com o mesmo timbre de voz, o bebé vai reagir ao timbre da voz do pai que durante muitas vezes falou consigo durante a gestação”, traduz o médico obstetra João Paulo Malta.

A comunicação nas famílias com filhos deficientes é, para o Papa, um desafio acrescido na partilha de afetos e espiritualidade.

“Não sabemos qual a perceção que ela tem de Deus e de tudo isto mas tem o essencial que é a vivência do Deus-amor nos gestos concretos da família e dos que lhe são mais próximos e se dedicam a ela”, afirma Conceição Martins, mãe de Ana, uma criança de 15 anos com deficiência.

Estas diferentes realidades vão ser analisadas no programa 70×7, emitido na RTP2 pelas 11h30, e também na Antena 1, pelas 6h, este domingo, dia em que a Igreja católica assinala o Dia Mundial das Comunicações Sociais.

Este dia é única celebração do género estabelecida pelo Concílio Vaticano II (decreto ‘Inter Mirifica’, 1963), é celebrado no domingo que antecede o Pentecostes (17 de maio, em 2015).

Os donativos recolhidos nas celebrações dominicais revertem para os projetos do secretariado nacional e dos secretariados diocesanos do setor.

CB/HM/OC/LS

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top