Media: «Comunicação mais sólida» com silêncio (redação corrigida)

Igreja Católica em Portugal apresenta Dia Mundial das Comunicações Sociais a 10 de maio

Lisboa, 20 abr 2012 (Ecclesia) – A reflexão interior como base para uma mensagem cristã mais “sólida” vai estar em destaque no 46º Dia Mundial das Comunicações Sociais, iniciativa da Igreja Católica que, em Portugal, tem apresentação marcada para 10 de maio.

Em declarações concedidas hoje à Agência ECCLESIA, o diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais (SNCS), cónego João Aguiar Campos, sublinha a pertinência do tema “Silêncio e Palavra: Caminhos de Evangelização”, proposto por Bento XVI.

Para o sacerdote, a mensagem do Papa “surge como uma enorme provocação”, numa sociedade com “muito ruído, muita informação mas onde há pouco intervalo de reflexão”, o que complica a formulação de uma “comunicação mais sólida”.

“Vive-se muito de ações e reações, afirmações e comentários e tudo com uma rapidez enorme, a palavra pode ser efetivamente palavreado e não trazer peso nenhum dentro dela, esse é um dos males do tempo presente”, aponta aquele responsável.

Com o objetivo de dar mais impacto a toda esta problemática, o SNCS vai promover a apresentação do Dia Mundial das Comunicações Sociais aos jornalistas nas Monjas Dominicanas, Mosteiro Santa Maria, Quinta do Frade (à Praça Rainha D. Filipa), em Lisboa.

O programa do evento prevê a participação do presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, D. Pio Alves, e terá como intervenientes a irmã Maria Albertina (Clarissas) e o jornalista Henrique Monteiro.

Segundo o diretor do SNCS, “é provável” que o tema esteja presente também nas Jornadas Nacionais de Comunicação Social, marcadas para 27 e 28 de setembro, nas instalações dos Missionários do Verbo Divino, em Fátima, mas cujo programa “ainda está em debate”.

No meio destas duas iniciativas, surge a promoção do encontro ibérico das Comissões Episcopais de Comunicação Social, previsto para Fátima, de 25 a 27 de junho, dedicado aos “Media: portas da fé”.

“O que se propõe neste evento com os bispos de Portugal e de Espanha é que eles olhem para os diversos media como meios capazes de indicar a porta da fé”, explica o cónego João Aguiar, para quem a Igreja deve aproveitar o potencial dos órgãos de informação para “ir ao encontro das pessoas que não estão nos adros das Igrejas”.

“A rádio, a televisão, os jornais, a internet, na seriedade e profundidade com que abordam os temas e fazem a proposta da dimensão religiosa, podem ser portas da fé para muitas pessoas e não podem estar alheios a este serviço”, ressalva ainda.

De acordo com o sacerdote, a temática do encontro ibérico está imbuída do mesmo espírito que vai dominar o Ano da Fé, convocado por Bento XVI para o próximo mês de outubro.

“A nota da Congregação para a Doutrina da Fé, com indicações pastorais para o Ano da Fé, diz que a iniciativa quer contribuir para que todos os membros da Igreja sejam testemunhas credíveis e alegres do Senhor Ressuscitado”, recorda.

JCP

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Agência ECCLESIA

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