A sessão é presidida por D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, e conta com intervenções de âmbito histórico e momentos musicais
Leiria, 03 out 2014 (Ecclesia) – O jornal «Presente» e a Diocese de Leiria-Fátima vão assinalar, esta quinta-feira, pelas 21h00, na aula magna do seminário da cidade o centenário do jornal «O Mensageiro».
A sessão é presidida por D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, e conta com intervenções de âmbito histórico e momentos musicais, revela um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
O jornal «O Mensageiro» nasceu a 7 de outubro de 1914 e foi fundado pelo padre José Ferreira de Lacerda com o propósito de lutar pela restauração do extinto bispado de Leiria e de ser uma “voz católica” no jornalismo do início do século XX.
“Moldou de forma indelével o rumo do desenvolvimento religioso, cultural e até político da região e tornou-se uma fonte incontornável para a leitura e compreensão da história leiriense e de toda a área diocesana e distrital”, lê-se na nota.
Após a sua fusão com «A Voz do Domingo», um outro jornal histórico da diocese, em Maio de 2013, «O Mensageiro» continua “vivo e com a mesma missão de ser uma voz católica no jornalismo regional, através do semanário diocesano «Presente» de Leiria-Fátima”.
Na sessão comemorativa será, ainda, apresentada uma surpresa, integrada na edição do jornal «Presente» desse mesmo dia.
LFS