Media: Catecismo Jovem da Igreja Católica Online

http://www.youcat.org/pt

No início deste mês foi disponibilizada na internet a versão em português do catecismo jovem da Igreja Católica denominada YouCat. Assim, esta semana vamos olhar para este magnifico projeto que se apresenta como um “espaço onde se pode encontrar um pouco da história deste projeto assim como materiais de apoio e/ou complementares ao estudo do mesmo”.

Ao digitarmos o endereço www.youcat.org/pt entramos num sítio muito bem organizado e com uma imagem gráfica bastante atrativa e perfeitamente adequada ao público a que se destina. Na página inicial temos ligações para as redes sociais twitter e facebook, bem como um conjunto de atalhos para alguns espaços em destaque. Na opção “leia o livro”, podemos ficar a conhecer o que é o youcat, ler uma extraordinária mensagem que o papa Bento XVI escreveu quando do surgimento deste “livro invulgar”, perceber o grafismo e a estrutura do youcat, aceder a algum material de apoio, e ainda conhecer a sua história. Em “acreditar”, entramos numa área bastante pertinente e acima de tudo desafiadora. Assim, podemos responder à “pergunta do mês”, onde mensalmente é colocada uma questão, sendo depois possível partilhar as opiniões, as dúvidas e os pensamentos que surgiram da reflexão à interpelação colocada.

Encontramos ainda o desafio “eu acredito”, onde jovens de todo o mundo apresentam Jesus Cristo como uma parte vital das suas vidas, temos também algumas mensagens em vídeo e ainda uma forma de se testarem os nossos conhecimentos acerca deste catecismo, através de respostas de escolha múltipla. Caso considere que possui uma veia criativa ou conhece alguém com esse dom, pode e deve aceder ao espaço “sê criativo”, onde pode participar em variadíssimos concursos regulares de fotografia e de vídeo. Por último, existe ainda uma opção que permite aceder a grupos de estudo e partilha acerca do youcat em vários idiomas, que têm como plataforma de interação o facebook.

Aqui fica então lançado o repto, entre e sinta-se desafiado a aprofundar a sua fé através desta magnífica ferramenta, pois como nos pede Bento XVI “formai grupos de estudo e redes sociais, partilhai-o entre vós na Internet!”

Fernando Cassola Marques

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top